Marajá do Sena: recanto mais pobre do país

 

Marajá do Sena
Parte da miséria brasileira se traduz na região do Pindaré, oeste do Maranhão. Marajá do Sena (MA) é o município brasileiro com pior desempenho no IDHM Renda, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – 2013, divulgado nesta segunda (29) pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), em Brasília.

Mais precisamente a 403km da capital, São Luís, o município carrega o título de cidade mais pobre do país. Marajá do Sena registrou renda per capita mensal de R$ 96,25, uma diferença 20 vezes menor que o primeiro colocado no ranking, São Caetano do Sul (SP), que apresentou renda per capita mensal de R$ 2.043.

Vencer a pobreza não é o único desafio do município. No quesito Educação o IDHM de Marajá do Sena foi de 0,299, muito abaixo da média nacional que é 0,637. A taxa de atividade e desocupação também não foi satisfatória, 52,2% da população desta cidade não conta com atividade formal. E apenas 58,67% dos domicílios tem acesso a água encanada.

A situação do município não destoa da avaliação do estado. O Maranhão ficou em penúltimo lugar na avaliação geral feita pelo Atlas do Desenvolvimento, com nota 0,639, ficando à frente apenas do estado de Alagoas, que obteve resultado 0,631.

Fonte: Maranhão Da Gente.