Prefeito de Apiaí reúne-se com assentados

No sábado (20/07) o assentamento professor David Macedo, localizado na rodovia SP-250, recebeu o prefeito Ari Kinor, vice-prefeito Erisvaldo Café, secretários municipais e assessores para reunião que ficou agendada quando os integrantes interditaram a rodovia, há quinze dias.

Na ocasião, o prefeito Ari Kinor e o presidente da Câmara Municipal de Apiaí, vereador Samuel Carriel de Lima foram até o local para ouvir o que desejam para desocupar a pista, além de solicitar que se reunissem dirigentes de órgãos responsáveis pela iluminação, estradas, também tinham questões que dependiam da prefeitura.

O prefeito Ari Kinor apresentou um breve relato do município nos últimos meses e pediu que cada secretário e assessor se apresentassem expondo a sua área de atuação. Um importante para todo o município foi à discussão sobre o aterro sanitário que foi construído próximo a nascentes na área do assentamento e se encontra no seu limite. Nos últimos anos, por falta de cuidados caracterizou-se como um lixão, há seis meses tem-se procurado cuidar como é recomendado.

A diretora de meio ambiente, bióloga Paula Daniel apoiada pelo secretário de Turismo, Cultura e Meio ambiente, Wilson Santini, apresentou o mapa de como está e o que se pretende fazer para recuperação. Ocasião em que se pediu para continuar utilizando a área por mais algum tempo. O assunto tinha consenso entre os assentados, à continuidade de utilização da prefeitura de um local próximo ao atual aterro.

Sobre a educação pediram que o prefeito Ari Kinor inscreva o município no programa do Governo Federal para construção de escolas e a alfabetização de jovens e adultos. A secretária de Educação e Esportes, Rosângela colocou-se a disposição para encaminhar as soluções e esclareceu sobre programas que a rede municipal vem desenvolvendo no setor.

O vice-prefeito Erisvaldo Café aproveitou para pedir o apoio dos assentados a luta que pretende fazer em defesa da área de plantio de alimentos, a limitação de áreas para o reflorestamento. O secretário de Promoção e Assistência Social, Alysson Garcia expôs o atendimento que é possível, os convênios, a expansão do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e cursos. As necessidades do trabalho social e cumprimentos pelo apoio dado aos estudantes da Universidade de São Paulo na pesquisa que fizeram e que certamente trará alguns rumos a política social.

O prefeito Ari Kinor e o vice-prefeito Erisvaldo Café coordenaram a reunião expondo a situação do município, suas conquistas, ouvindo e cobrando dos secretários qual seria o prazo para executar as providências solicitadas. Os assentados por sua vez, concluíram que enquanto comunidade organizada não estava apenas para cobrar, mas, também para contribuir.

De Campinas, com informações do portal da Prefeitura de Apiaí