Memorial Coluna Prestes volta a ser visitado

 

Para quem está de férias umas das opções de lazer e cultura que a cidade de Palmas oferece é o Memorial Coluna Prestes, localizado na Praça dos Girassóis. No local, os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre o movimento político que ocorreu entre os anos de 1925 e 1927 percorrendo 25 mil quilômetros pelo interior do território brasileiro, passando pela região onde hoje se situa o Tocantins.

Como forma de homenagear o movimento tenentista de 1922 e a marcha realizada pela Coluna Prestes, o Memorial foi projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e tem uma área de 570.40m². O local abriga um salão de exposições com peças originais da história do movimento, um auditório com 90 lugares e salas para administração. Antes de entrar no prédio, o público tem acesso ao ‘Monumento aos 18 do Forte’, assinado pelo escultor Maurício Bentes, e à escultura em bronze ‘Cavaleiro da Luz’, que representa Luiz Carlos Prestes, criação de Maurício Bentes.

Acervo

Segundo a coordenadora do Memorial, Suane Oliveira, o acervo é composto por fotografias, documentos e objetos pessoais doados pela família de Luiz Carlos Prestes que rememoram a marcha de 25 mil quilômetros feitos pelo interior do Brasil. “Todo o nosso acervo foi doado pelo filho de Luiz Carlos Prestes que após percorrer todo o trajeto feito pelo pai, colheu objetos que fizeram parte dessa história do Brasil e Tocantins”, explica.

Ainda conforme a coordenadora, desde 2011 o Memorial já recebeu mais de 11 mil visitantes interessados na história da famosa Coluna. O museu está aberto ao público de segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas e no sábado das 10 às 15 horas. Para os que querem agendar a visitação de grupos o telefone de contato é 3218-2419.

Para o estudante João Vitor Sousa de Jesus, 12 anos, a visita ao museu é um ótimo programa para as férias. “Sempre tivemos curiosidade de saber o que tinha dentro desse prédio e hoje pudemos entrar e apreciar um pouco da história do Brasil e do nosso Estado” declara João Vitor.

Já para o também estudante Artur Alves Silva, 15 anos, o Memorial é um lugar para quem gosta de aprender sobre a história do país. “Aqui pude ver objetos usados pela Coluna muito bem preservados, como também serviu de ilustração para aquilo que aprendemos nos livros. O museu é uma ligação entre os livros e a história”, enfatiza.

Programação Musical

No próximo sábado, 27, às 20 horas, o auditório do Memorial será palco da apresentação ‘Centenários Sonoros’ do cantor e compositor, Irineu de Palmira, que fará uma apresentação em homenagem aos compositores de Música Popular Brasileira (MPB) Cartola, Luiz Gonzaga, Vinicius de Moraes e tantos outros consagrados pela crítica como poetas e cronistas do seu tempo.

Coluna Prestes

A Coluna Prestes foi um movimento político, liderado por militares, contrário ao governo da República Velha e às elites agrárias. Este movimento ocorreu entre os anos de 1925 e 1927. Teve este nome, pois um dos líderes do movimento foi o capitão Luís Carlos Prestes.

A Coluna tinha no núcleo fixo cerca de 200 homens, porém em vários momentos da caminhada a mobilização chegou a contar com cerca de 1.400 pessoas, sendo militares e simpatizantes do movimento.

A principal causa foi a insatisfação de parte dos militares (tenentismo) com a forma que o Brasil era governado na década de 1920: falta de democracia, fraudes eleitorais, concentração de poder político nas mãos da elite agrária, exploração das camadas mais pobres pelos coronéis (líderes políticos locais).

Os objetivos da Coluna era percorrer grande parte do território brasileiro (principalmente interior), incentivando a população a se rebelar contra o governo e as elites agrárias. Derrubar o governo do presidente Arthur Bernardes, implantar o voto secreto e o ensino fundamental obrigatório, acabar com a miséria e a injustiça social no Brasil.

Fonte: ATN