China mantém esforços para realizar reforma médica

A China continuará seus esforços para aprofundar a reforma no setor médico e de saúde em 2013, anunciou nesta quinta-feira (25) a Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar (CNSPF).

Médicos atendem paciente em hospital na China - www.news.cn

De acordo com um plano recentemente publicado pelo Conselho de Estado, a China está planejando 26 objetivos na reforma, incluindo acelerar a construção de um sistema de saúde nacional, consolidar o sistema básico de saúde, melhorar a operação das instituições médicas de nível fundamental e promover a reforma dos hospitais públicos.

Mais esforços serão também feitos para garantir os subsídios aos médicos rurais e acelerar o estabelecimento das instituições médicas financiadas pelo público.

O país criará um mecanismo para avaliar e monitorar o processo durante a reforma e resolverá no momento apropriado os problemas que surgirem, disse a CNSPF.

De acordo com a comissão, as 26 tarefas serão executadas conjuntamente pela CNSPF, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o Ministério das Finanças, o Ministério dos Recursos Humanos e da Seguridade Social e a Comissão Estatal para Reforma de Setores Públicos, assim como outros oito departamentos.

Fonte: Rádio Internacional da China