Atlético mineiro conquista título inédito da Libertadores

O Atlético-MG conseguiu a façanha de transportar o encanto do Horto para o Mineirão. A magia do palco da grande campanha na Libertadores se fez presente na decisão desta quarta (24), quando o time reverteu a vantagem do Olimpia, conquistada na ida no Paraguai. Diante de mais de 60 mil brasileiros, a equipe de Ronaldinho e Bernard venceu no sufoco por 2 a 0 para ser campeão da América pela primeira vez na história. A taça veio nos pênaltis, graças a mais uma atuação decisiva de "São Victor".

Galo vence a Libertadores

O goleiro que já havia brilhado em pênaltis contra Tijuana e Newell's aumentou sua lista de defesas decisivas, parando a cobrança de Miranda – mas se adiantando na pequena área. Gimenez errou a última cobrança, e os brasileiros venceram finalmente por 4 a 3, sem necessidade de Ronaldinho Gaúcho ir para o último disparo. 

A geração de Ronaldinho, Bernard, Tardelli, Jô e Victor se junta de vez à galeria de ídolos históricos do Atlético-MG, como Dadá Maravilha, Reinaldo, Éder e Toninho Cerezo. Com o título mais importante da história do clube, essa turma agora sonha em desafiar o poderoso Bayern de Munique no Mundial da Fifa no fim do ano.

O técnico gaúcho Cuca termina a Libertadores com boa parte dos méritos pela formação de um time ofensivo e equilibrado, que conquistou a simpatia de muitos brasileiros – e a torcida contra dos rivais cruzeirenses.

Este é o primeiro título do futebol brasileiro como o novo Mineirão como cenário. Os atleticanos brigaram para jogar a final no Independência, estádio talismã, palco de uma campanha de êxitos inesquecíveis contra Tijuana e Newell’s. Mas, no final das contas, o tamanho da façanha do Atlético merecia o gigantismo e o carisma de uma arena como a da Pampulha.

No primeiro tempo, precisando de vitória por dois gols, o Atlético-MG conseguiu manter a bola na maior parte do tempo no campo de ataque. Mas, mesmo com Ronaldinho participativo e um Tardelli recuado, elétrico atrás de jogo, sofreu para vencer a marcação paraguaia. Com este cenário, as duas melhores chances de gol foram dos paraguaios, em contra-ataque.

Aos 15min, Bareiro recebeu sem marcação na esquerda, atrás da zaga, mas teve o chute rasteiro parado por boa defesa de Victor. Mais tarde, aos 33min, o lateral Alejandro Silva avançou, cortou um marcador e bateu para nova intervenção do goleiro atleticano.

Apesar dos sustos, o Atlético-MG conseguiu dominar território. O volante Pierre se posicionou na lateral direita e liberou Michel para virar uma peça ofensiva. Tardelli se movimentava por todos os setores de ataque. No entanto, o time de Cuca não conseguiu produzir nenhuma grande oportunidade antes do intervalo.

Mas toda a frustração da etapa inicial se transformou em euforia antes do primeiro minuto do segundo tempo. Após uma bola cruzada de Rosinei, Jô contou com a furada de Pittoni e quase deitou para abrir o placar, em seu sétimo gol na Libertadores.

Em vantagem, o Atlético-MG embalou no ataque e teve boas chances através dos pés de Jô, Tardelli e Junior César. Aos 33min, Martín Silva conseguiu ótima defesa em chute colocado de Ronaldinho Gaúcho. No rebote, Tardelli, impedido, jogou por cima.

Depois de muita espera, o Mineirão sentiu um abalo sísmico aos 43min, quando Leonardo Silva subiu na segunda trave e escorou de cabeça no canto oposto, fazendo 2 a 0 e empatando o placar agregado na final.

O resultado compensou a derrota de Assunção e levou a decisão para a prorrogação. Com um homem a mais, graças à expulsão de Manzur, o Atlético-MG pressionou, teve chances, mas acabou parando nas mãos do goleiro Martín Silva. Mas, nas penalidades, quem iria brilhar era o goleiro da casa.

No fim, os paraguaios voltam para casa sem o sonho do tetracampeonato. Para quem fica, a conquista do Atlético-MG nesta quarta-feira leva o futebol brasileiro a 17 taças na Libertadores, ainda cinco a menos em relação aos argentinos. A noite em Belo Horizonte vai ser pequena para o tamanho da alegria atleticana.

Presidenta Dilma

Em nota oficial divulgada à imprensa, a presidenta Dilma Rousseff parabenizou, nesta quinta (25), o Clube Atlético Mineiro pelo título. “O Brasil acordou alvinegro com o título do meu querido Clube Atlético Mineiro de campeão da Taça Libertadores. Aprendi a gostar de futebol indo, ainda criança, ao estádio do Mineirão assistir aos jogos do Atlético".

"Parabéns não apenas pela vitória. Parabéns por, mesmo diante de um resultado adverso, não desistirem, não esmorecerem e, por isso mesmo, se superarem.”

Fonte: Uol
Atualizada às 12hs31