Venezuela comemora 230 anos do nascimento de Simón Bolívar 

O povo venezuelano comemora nesta quarta-feira (26), os 230 anos do natalício do Libertador Simón Bolívar com diversas atividades organizadas pelo governo bolivariano, entre elas destaca um espetáculo que permitirá rememorar a Batalha Naval do Lago de Maracaibo, ação que reafirmou definitivamente a independência venezuelana.

Aniversário Simón Bolívar - AVN

As atividades começaram com a içada da bandeira nacional no Panteón Nacional que teve a presença dos ministros e outras autoridades da país, a cerimônia foi celebrada pelo ministro da Justiça e Paz, Rodríguez Torres e acompanhada por cadetes da Academia Militar Bolivariana da Venezuela. 

Estão programadas atividades como uma sessão solene na casa onde Bolívar nasceu, entre outras, para celebrar a data. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, lembrou na véspera, durante o encerramento da reunião ministerial da Comunidade de Estados Latino-americanos e do Caribe (Celac), que foi o legado do Libertador que tornou possível a integração na América Latina, um dos grandes sonhos de Bolívar.

“A hora dos projetos gloriosos do nosso Libertador, Simón Bolívar, chegou”, manifestou o chefe de Estado, para seguidamente pedir aplauso pelos 230 anos do nascimento do Libertador “o aniversário maior, a quem devemos os ideais da Pátria grande, unida e soberana”.

Libertador

No dia 24 de julio de 1783, em Caracas, nasce Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar y Palacios, filho de Juan Vicente Bolívar e María Concepción Palacios. Bolívar foi a maior figura da independência americana do império espanhol. Libertou a Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, fundou a Bolívia. Em 1813 lhe foi conferido o título político de Libertador.

Com informações da TeleSUR e AVN