Santos não quer que Piedad participe em libertação de refém

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou nesta terça-feira (23) que não autorizará a defensora dos direitos humanos, Piedad Córdoba, como mediadora na entrega do estadunidense retido pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP).

Juan Manuel Santos

“Estes senhores das Farc, estão violando de forma flagrante o compromisso que fizeram no começo dos diálogos [de paz], mantêm retino um cidadão norte-americano, sem nenhuma justificativa”, asseverou Santos. 

Neste sentido, advertiu que não permitirá a formação de nenhuma comissão que participe na entrega do estadunidense e que só dará autorização para a Cruz Vermelha para que “discretamente” preparem o regresso do ex-militar.

O mandatário realizou este pronunciamento em Medellín em resposta a um comunicado das Farc que pedem que para a entrega de Sutay viaje uma comissão integrada por Córdoba, a Comunidade de Saint Egidio e o Comitê da Cruz Vermelha Internacional (CICV).

Na véspera, a ativista humanitária colombiana disse que está disposta a contribuir no que for necessário para a libertação do soldado estadunidense, Kevin Scott Sutay, em resposta ao comunicado emitido pela guerrilha.

Em comunicado, publicado na última sexta (19), o grupo armado precisa que Scott ingressou no país no dia 8 de junho de 2013 “seguindo a rota México, Honduras, Costa Rica, Nicaragua, Panamá, Bogotá, San José del Guaviare, sede da base militar de Barrancón, onde é conhecida a presença de militares norte-americanos”. 

“Tomamos a decisão política de libertá-lo como um gesto que se insere dentro do ambiente dos diálogos que ocorrem em Havana com o governo colombiano, na busca por um acordo que ponha fim ao conflito social e armado em nosso país”, acrescentam.

Nos últimos cinco anos, Piedad Córdoba, através do movimento humanitário Colombianos e Colombianas pela Paz, participou na libertação unilateral de cerca de 30 reféns.

Fonte: TeleSUR