Em coluna, Dilma aborda medidas para a popularização da internet

A presidenta Dilma Rousseff, na coluna Conversa com a Presidenta desta terça-feira (23), falou sobre as medidas tomadas pelo governo federal para a popularização do acesso à internet, que já chega a 70% entre os jovens. Ela citou a eliminação dos impostos cobrados para construção e modernização de redes de telecomunicações.

“Neste ano, eliminamos impostos que eram cobrados sobre os investimentos para a construção e modernização das redes de telecomunicações, especialmente as redes de fibras ópticas. Com isso, vamos acelerar a implantação da internet de alta velocidade em novas regiões do Brasil”, afirmou.

A presidenta ainda falou sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), destinado a dois públicos: tem os cursos técnicos, voltados principalmente para estudantes e jovens que concluíram o Ensino Médio, com duração média de um ano e meio, e os cursos de qualificação profissional para trabalhadores, com duração de dois a quatro meses, com um milhão de suas vagas reservadas aos beneficiários do programa Brasil sem Miséria.

Nas duas modalidades, o Pronatec já alcançou 4 milhões de matrículas, em cursos sintonizados com as necessidades da economia brasileira. Os cursos são oferecidos nas escolas do Sistema S, nas escolas técnicas federais – vinculadas aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets) –, nas escolas técnicas estaduais, e em universidades.

"Desse total, 1,25 milhão de vagas são em cursos técnicos, em áreas como Petróleo e Gás, Construção Naval, Automação Industrial, Eletrônica, Mecânica de Precisão, Mineração, Informática, Telecomunicações, Portos, Agropecuária, Meio Ambiente, Farmácia, Enfermagem e outros. Os cursos de qualificação profissional registram 2,7 milhões de matrículas, sendo que 572 mil são de beneficiários do Brasil Sem Miséria, quase 70% mulheres. Para este público, há cursos como auxiliar administrativo, almoxarife, vendedor, agente de informações turísticas, manutenção de computadores, torneiro mecânico, soldador, pedreiro, eletricista, azulejista, gesseiro, auxiliar de cozinha, esteticista, auxiliar de laboratório, desenhista, frentista e muitos outros. Para conseguir uma vaga nesses cursos, é só procurar o CRAS, o Centro de Referência de Assistência Social, mais perto de casa", afirmou a presidenta.

Dilma afirmou ainda que até 2014, haverá 208 novas escolas federais de educação profissional e tecnológica, das quais 94 já estão funcionando. “Também estamos repassando recursos para que 539 municípios possam construir, reformar ou ampliar suas escolas técnicas, por meio de convênios com o Ministério da Educação. O Senai, por sua vez, está construindo 53 novas escolas por meio de um financiamento do BNDES”, explicou.

Informações do Blog do Planalto