Show: Marcos Lessa homenageia Emílio Santiago

Um dos mais aplaudidos cantores da nova cena musical de Fortaleza, Marcos Lessa apresenta seu novo show nesta quinta-feira, 25/7, às 21h, no Café Pagliuca. O espetáculo “Tantas Palavras” é uma homenagem a um dos maiores intérpretes brasileiros de todos os tempos: Emílio Santiago.


 
Marcos Lessa se apresentará ao lado de músicos dividiram palcos e estúdios com Emílio: o pianista Tito Freitas e o violonista, guitarrista e bandolinista Carlinhos Patriolino, convidado especial da noite. O show tem ainda participação especial do violonista e arranjador Eduardo Holanda e conta com apoio cultural da Desafinado

Tantas palavras… O nome do novo show do cantor e compositor Marcos Lessa, um dos melhores nomes da mais recente geração da música feita no Ceará, remete ao verso inicial de um dos grandes sucessos de Emílio Santiago. Emílio, falecido no último dia 20 de março, receberá um tributo especial com a interpretação de Marcos Lessa e o piano de Tito Freitas. O duo recebe as participações especiais dos violonistas Carlinhos Patriolino e Eduardo Holanda para uma noite de música brasileira e improvisação, na próxima quinta-feira, 25/7, às 21h, no Café Pagliuca (Rua Barbosa de Freitas, 1035, Aldeota. Reservas: 3224-1903).

Tito Freitas e Carlinhos Patriolino conviveram com Emílio Santiago, em palcos e estúdios, conferindo ainda mais propriedade à apresentação especial em tributo ao cantor. Além dos grandes virtuosos da cena instrumental de Fortaleza, a noite contará com a inconfundível voz de Marcos Lessa, jovem cantor e compositor que, mesmo com pouco tempo de trajetória, já acumula reconhecimento de crítica e público. Foi premiado como melhor intérprete pela votação dos internautas no Festival de Música da Assembleia Legislativa, fez um dos shows mais elogiados do último Festival Jazz & Blues em Guaramiranga, com um tributo a Wilson Simonal, e se prepara para gravar seu terceiro disco – pela primeira vez, de composições próprias.

Muito, para um artista tão jovem? À primeira audição da voz de Marcos Lessa, que vem de família musical e subiu pela primeira vez ao palco ao lado do consagrado violonista Manassés, é fácil compreender por que o cantor caminha a passos largos para se tornar um nome de destaque na música brasileira.

De timbre grave e elegante, assim como Emílio, Marcos demonstra uma precoce maturidade em vários aspectos fundamentais à condição do intérprete: a disposição para estudar, praticar, saber mais e fazer melhor; conhecimento, critério e a sensibilidade, mas também ousadia, na escolha do repertório; a atenção à harmonia, a intimidade com a melodia e o natural e destacado senso rítmico; a busca de uma estética e de um sotaque próprio para seu trabalho autoral, cada vez mais presente, em paralelo às apresentações em que o intérprete é o grande destaque.

Além disso, Marcos demonstra discernimento e coragem para vivenciar a realidade da música, mesmo em suas dimensões mais desafiadoras, pelos palcos da vida, das “gigs” aos festivais, dos eventos aos centros culturais, amadurecendo como pessoa e como cantor. Não por acaso, já se tornou respeitado pelos melhores instrumentistas de Fortaleza e conta com um público crescente a acompanhar seu trabalho com entusiasmo.

O show

O espetáculo “Tantas Palavras”, que conta com apoio cultural da Desafinado, surgiu exatamente por demanda desse público, somada à admiração que Marcos já nutria pela interpretação de Emílio Santiago. “Desde as primeiras vezes que me apresentei já com minha voz amadurecida, com os graves, as pessoas começaram a falar: ‘Nossa, como sua voz parece com a…’. ‘Do Emilio Santiago’, eu completava antes da pessoa terminar, já sabendo o que viria”, conta Marcos.

“Incomodava um pouco, mas com o tempo entendi que as pessoas falavam isso querendo elogiar. Mais recentemente, já quando foi noticiado que ele fora internado, é que fui conhecer melhor a obra do Emílio, que, apesar de eu sempre receber esses comentários das pessoas, até então não tinha sido pra mim uma influência tão grande quanto Elis, Ivan Lins, Milton, Gonzaguinha”, revela o cantor.

“Nesse mergulho, entendi o porquê dessas associações. Realmente temos fraseados muito parecidos, atacamos o grave da mesma forma, dentre outras semelhanças. Isso que é o interessante, é natural, não foi imitação”, acrescenta Marcos Lessa.

“Infelizmente, ele não resistiu. Após a partida dele, me senti no dever de homenageá-lo, como o grande cantor que foi, com técnica impecável, suavidade, vibrato preciso e muita verdade ao cantar. Não tem como ouvir uma canção gravada pelo Emílio e não entender o que o compositor quis dizer com aquela música. A forma com que ele canta deixa tudo claro. Pra mim, isso é ser um intérprete”.

O repertório

À parte a presença dos convidados especiais, Marcos Lessa optou pelo formato de voz e piano como forma de ressaltar a interpretação e a apreciação mais direta das canções. Na escolha do repertório, em meio à vasta obra gravada por Emílio Santiago, um panorama geral e um destaque para um disco especial.

“No primeiro bloco do show vamos revistar algumas canções do tempo das ‘Aquarelas Brasileiras’, coleção de sete discos responsáveis pelo sucesso fonográfico de Emilio. Músicas como ‘Saigon’, ‘Verdade chinesa’, ‘Flamboyant’, dentre outras que não podem faltar em um tributo ao Emílio”, antecipa Marcos.

“No segundo bloco do show executaremos algumas canções do álbum ‘Emílio Santiago encontra João Donato’, que pra mim é simplesmente o melhor álbum do Emílio”, detalha o cantor, sobre o disco em que ganham novo brilho canções magistrais, como “Vento no canavial”, “Até quem sabe”, “Então, que tal?” e “E vamos lá”. Encontro garantido com a riqueza e a intensidade da música brasileira.

Serviço

Show Tantas Palavras – Marcos Lessa canta Emílio Santiago. Quinta-feira, 25/7, às 21h, no Café Pagliuca (Rua Barbosa de Freitas, 1035, Aldeota). Couvert: R$ 20,00. Lugares limitados, recomenda-se reserva. Informações, reservas e ingressos antecipados: 3224-1903.

Fonte: Assessoria do Show "Tantas Palavras"