Prefeitura reforça abastecimento das unidades de saúde

A Secretaria de Saúde (Semus) fez uma reavaliação nos processos de fornecimento, item a item, para garantir o melhor abastecimento das unidades de saúde do município, especialmente o estoque de insumos do Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão II. O pregão para a aquisição destes insumos ocorreu na última semana e a empresa vencedora realizou, na sexta-feira (19) e no sábado (20), a entrega da maior parte dos itens faltosos, com a conclusão nesta segunda (22). 

Prefeitura de São Luís
“É um trabalho preciso, que garante o bom funcionamento das unidades de saúde uma vez que fica evidenciada a necessidade de cada item e a quantidade que deve ser solicitada de cada um”, garantiu o secretário municipal de Saúde, César Félix.

A necessidade de garantia do abastecimento chegou a ser destacada na semana passada pela Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde do Ministério Público Estadual (MPE) durante visita ao Socorrão II. Como o secretário de Saúde adiantou na ocasião, a pasta já tinha conhecimento das necessidades, e as soluções já estavam sendo providenciadas através do sistema de pregão. O secretário também considerou importante o trabalho do MPE.

“A promotora está correta, e cabe a nós assegurarmos que esses insumos não irão mais faltar no hospital. É importante que a população saiba que não é falta de vontade do gestor, ou má administração, apenas a necessidade de um trabalho minucioso para garantir um fornecimento eficiente”, destacou César Félix.

Outros processos de aquisição de insumos hospitalares e gêneros alimentícios para atender as demais unidades da rede de saúde municipal estão tramitando na Comissão Permanente de Licitação (CPL) e a previsão é de que no máximo em 30 dias estejam concluídos. “O momento é de trabalho, estamos identificando os problemas e buscando a solução correta para cada caso”, tranquilizou o secretário.

Fonte: Prefeitura de São Luís