Bolsa Família paga R$ 2,1 bilhões em julho até dia 31

Começou na última quinta-feira (18), e segue até próximo dia 31, o pagamento dos benefícios do Programa Bolsa Família de julho. Neste mês, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai pagar mais de R$ 2,1 bilhões a quase 13,8 milhões de famílias em todos os municípios.

Bolsa Família

O pagamento do Bolsa Família é realizado mensalmente, nos dez últimos dias, escalonado de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) que consta no cartão do programa de transferência de renda.

Na última quinta-feira, por exemplo, as famílias com NIS terminado em 1 puderam sacar o benefício nas agências e nos postos de atendimento da Caixa Econômica Federal. O calendário completo de pagamento para este ano está disponível aqui.

O Ministério do Desenvolvimento Social informou que o governo vai começar a pedir o número de celular nos cadastros de beneficiários do Bolsa Família. De acordo com a assessoria do ministério, o objetivo é facilitar a comunicação do governo com o beneficiário e evitar que se espalhem boatos como o ocorrido no mês de maio, quando milhares de pessoas em ao menos 12 estados do país lotaram agências bancárias para sacar o benefício após rumores de que o Bolsa Família seria suspenso.

O número do telefone celular será pedido nos novos cadastros e também na atualização de dados das pessoas já cadastradas no programa. O cadastro do telefone não é obrigatório e quem não tiver o celular não terá nenhum tipo de prejuízo, de acordo com o ministério.

A pasta também informou que, além de alertar para falsos boatos, a comunicação do governo com o beneficiário via celular vai servir para avisar as famílias caso os filhos tenham faltas excessivas na escola e também para alertar sobre a proximidade da data de atualização do cadastro, que ocorre de dois em dois anos.

Com agências