MP fará diligência em obras de convênios suspeitos

 

Secretário Fernando Fialho
O Promotor da Probidade, Danilo José de Castro Ferreira, após analisar os documentos encaminhados ao Ministério Público pelo secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Fialho, sobre os convênios firmados pelo governo do estado com o Instituto Vera Macieira e com o Clube de Mães Nossa Senhora das Graças, decidiu fazer diligência nos locais indicados para a execução das obras, denunciadas no plenário da Assembleia Legislativa, pela oposição, como sendo ‘fantasmas’.

“Analisei a documentação, os argumentos de que houve erro material na digitação dos convênios e decidi fazer uma vistoria nos locais que constam nos contratos. Se eles construíram alguma coisa vamos saber visitando o local. Se for verdadeira a denúncia de que as obras contratadas não foram executadas, vamos fazer os encaminhamentos necessários para responsabilizar os culpados”, disse Danilo Castro ao Jornal Pequeno, no início da tarde de ontem.

O promotor anunciou que após as diligências vai tentar concluir o inquérito, e que, para adiantar os trabalhos, já convocou para prestar depoimento, no início da próxima semana, os responsáveis pelo Instituto Vera Macieira e pela Escola Comunitária Clube de Mães Nossa Senhora das Graças, as duas entidades denunciadas pela bancada da oposição na Assembleia Legislativa como sendo beneficiárias de um suposto esquema de desvio de recursos públicos.

A iniciativa do Ministério Público em acelerar a conclusão da investigação sobre os convênios suspeitos foi bem recebida pelo presidente da Comissão de Administração do Poder Legislativo, deputado Othelino Neto. Ele adiantou que a comissão vai continuar acompanhando os trabalhos do MPE e prosseguir na análise de outras denúncias que chegaram à Assembleia Legislativa sobre o mesmo tema.

Depois das denúncia de deputados de oposição, o MPE instaurou inquérito e concedeu prazo de quinze dias para que o secretário apresentasse sua defesa. Fialho cumpriu o prazo e entregou a documentação na última segunda-feira. Após minuciosa análise da acusação e da defesa, o promotor Danilo Castro decidiu diligenciar para concluir o inquérito.

Fonte: Jornal Pequeno.