Férias: Final de semana com programação diversificada

O fim de semana continua repleto de atividades em diversos pontos da cidade. É a programação das férias que, durante o mês de julho, traz novidades. Às sextas-feiras tem Clubinho da Leitura na Biblioteca Municipal Dolor Barreira. A programação é voltada para crianças de 8 a 13 anos e proporciona a produção de textos e a realização de leituras individuais e coletivas.

Neste dia 19, haverá leitura do livro “O Gafanhoto Canhoto”, de Edmar Freitas, seguida por conversa e produção textual. O Clubinho da Leitura é mediado por Luana Oliveira e acontece das 9h às 11h e das 14h às 16h.

A meninada também pode conferir o universo das artes cênicas no Teatro Antonieta Noronha. É a Mostra de Teatro Infantil, que traz aos sábados e domingos de julho, das 17 às 18h, espetáculos voltados para a criançada. Excepcionalmente nesta semana, a programação acontece na quinta-feira (18) e na sexta-feira (19), com o espetáculo “Dom Poder e a Revolta da Natureza” do Grupo Expressões Humanas.

A programação do Piquenique nas Praças, que ocorre aos domingos, de 9h30min às 10h30min, continua em praças espalhadas pelas Regionais de Fortaleza, oferecendo atividades recreativas e culturais para toda a família (Confira lista das praças bem como as atrações deste dia 21 ao final do texto).

O Circo das Férias também garante a animação de toda a família aos domingos, com oficinas de brinquedos reciclados e de circo, espetáculos de teatro e de dança e exibição de filmes. Neste dia 21 a Regional II e a Regional III recebem as lonas com a programação, que é aberta ao público e acontece de 8h ao meio-dia e das 14h às 18h.

Programação continua a animar equipamentos culturais da cidade

A música comanda a programação do fim de semana nos equipamentos da cidade. A começar pelo Mercado dos Pinhões que, na sexta-feira (19), às 20h, recebe o Grupo Cara de Choro no Chorinho no Mercado. No sábado (20), às 18h30min, tem mais uma sessão divertida do Cineminha no Mercado, que exibe “O gato de Botas”. No domingo (21), a animação continua com oForró no Mercado, que apresenta, das 19h às 21h, o Forró Miragem. O grupo promete trazer o som do pé-de-serra puro, com sucessos de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Jackson do pandeiro, Trio Nordestino, dentre outros.

No Passeio Público, a música instrumental é destaque aos sábados com o Passeio Instrumental. Neste dia 20 quem embala o horário do almoço, das 13h às 15h, é Sidney Mendonça. No domingo (21), das 9h30min às 10h30min, acontece mais uma edição do Piquenique, que recebe o espetáculo “Glaubim e o Baú de Histórias”, com Glaubim Holanda.

No Anfiteatro Flávio Ponte, na Volta da Jurema, sábado é dia de Pôr do Sol da Tradição. Neste dia 20, às 17h30min, o Reisado de Congo Nossa Senhora das Dores se apresenta. Já no domingo, o Retratos do Vento recebe, às 18h30min, a programação do Forcaos com as bandas Trama (DF), Monster Coyote (RN), Rising the Fallen Souls, Lavage, Thrunda, Mary Virgin, que se revezam no palco.

Para quem quiser curtir o belo cenário da Praia de Iracema a dica é ir conferir as atrações musicais no Largo do Mincharia. Às quintas-feiras, às 19h30min, a atração é o cantor Paulo Façanha. Às sextas-feiras, também às 19h30min, Jordão & Banda apresenta um repertório de MBP e Bossa Nova. Neste sábado (20), a animação fica por conta de Serrão e Banda.

Fortaleza Junina segue com apresentações musicais e exposições

A programação da Fortaleza Junina – Uma homenagem a Elzenir Colares continua com as exposições interativas “São João da Memória”, no Estoril, e “Noites de Junho”, na Casinha Amarela (Casa de Cultura Digital), que ficam em cartaz de terça a domingo, de 16h às 22h. No sábado (20), às 19 horas, Alves do Acordeon e banda se apresentam no calçadão do Estoril, na Praia de Iracema.

Mostra “70×7” permanece aberta à visitação

Principal evento de artes plásticas do Ceará, o Salão de Abril completa 70 anos em 2013 e, para celebrar a data, a 64ª edição tem como um de seus destaques a mostra comemorativa “70×7 – Setenta obras, sete artistas”, com curadoria do atual diretor-geral do Centro Cultural São Paulo, Ricardo Resende.

A mostra presta homenagem a sete artistas cearenses: Sérvulo Esmeraldo, Hélio Rola, Eduardo Eloy, Eduardo Frota, Jared Domício, Herbert Rolim e Francisco Zanazanan. Cada um expõe 10 obras que estão abertas à visitação do público de terça a sexta-feira, de 9h às 18h, e aos sábados de 10h às 18h, no Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154 – Centro).

Programação cultural da Prefeitura de Fortaleza

Fonte: Prefeitura de Fortaleza