Flávio se emociona em reencontro com comunidade de Frechal

 

Diálogos em Frechal
A comunidade quilombola de Frechal (Mirinzal – MA) recebeu a caravana dos Diálogos pelo Maranhão no último final de semana. A primeira comunidade quilombola do Brasil foi reconhecida judicialmente por uma decisão de Flávio Dino quando era juiz federal, em 1994. O reencontro com os moradores da comunidade emocionou a todos os presentes.

19 anos depois do encontro acontecido na sede da Justiça Federal do Maranhão, seu Inácio Silva convidou toda a comunidade moradora do Frechal para relatar os momentos decisivos para que a legítima Terra de Preto fosse concedida aos atuais moradores.

“Nós tivemos muito medo de chegar aqui e ser expulsos ou de ter algum problema com o antigo dono. Mas o Flávio Dino, que era juiz do caso, disse: ‘Não se preocupem. Voltem para a terra de vocês, construam suas casas e façam suas plantações. Ninguém vai tirar vocês de lá, eu garanto’,” lembrou seu Inácio.

O primeiro encontro com Flávio Dino, na audiência que definiu Frechal como terra de quilombo, foi um momento de alento para seu Inácio e toda a comunidade. “Ele nos ajudou a entender não só nossos direitos, mas foi uma pessoa muito humana, nos recebeu e tirou nossas preocupações,” descreveu Juciene Silva, ex-presidenta da Associação da Comunidade Quilombola de Frechal.

Antes de virar a primeira comunidade quilombola, Frechal pertencia a um grande empresário maranhense, que possuía até uma pista de pouso na região. O local que hoje abriga a comunidade tem ainda todas as características da fundação, em 1792: continuam lá as moendas, a chaminé, o engenho, os locais que abrigavam a senzala e a casa grande.

De domínio de remanescentes de quilombos maranhenses, a comunidade produz hoje arroz, milho, mandioca, feijão e farinha. Outro atrativo do local são as manifestações culturais, que preservam as características das etnias Angola, Benguela, Mina, Cabinda, Congo e Mandinga.

“Esse foi o exemplo que vocês deram para todo o Brasil de que, lutando por uma causa justa e se mobilizando em nome de direitos, é possível mudar a realidade. Tudo o que ouvi aqui é uma lição de vida que levarei sempre,” disse Flávio Dino.

Líder do movimento Diálogos pelo Maranhão, Flávio Dino firmou com os moradores de Frechal um pacto pela luta de um Maranhão diferente. Acompanharam a visita os deputados Bira do Pindaré (PT), Marcelo Tavares (PSB), Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Márcio Jardim (membro da Executiva Nacional do PT), além de lideranças políticas da região da Baixada Maranhense.

Fonte: Diálogos pelo Maranhão