Síria convida ONU para discutir armas químicas

O governo da Síria convidou nesta segunda-feira (8) dois importantes funcionários das Nações Unidas para que visitem Damasco para tratar sobre o uso de armas químicas no país por parte dos bandos armados oposicionistas.

Também denunciou a descoberta de 281 barris com substâncias químicas perigosas que estavam em poder de mercenários e bandos antigovernamentais.

As informações foram dadas na sede da ONU em Nova York pelo representante permanente da Síria no organismo internacional, Bashar Jaafari.

Os convites foram dirigidos a Angela Kane, representante para assuntos de desarmamento e Ake Sellstrom, chefe do grupo de especialistas criado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para investigar a questão do suposto uso de armas químicas no conflito na Síria.

O convite foi feito nesta segunda-feira no corpo diretivo das Nações Unidas e mostra a vontade do governo do país árabe para cooperar na busca da verdade sobre o suposto uso desse tipo de armamento na Síria, apontou Jaafari aos jornalistas.

Angela e Sellstrom poderão se encontrar em Damasco com o ministro de Relações Externas, Walid Muallem, agregou o embaixador, que lembrou que foram as autoridades sírias que pediram pela primeira vez uma investigação da ONU sobre o uso de substâncias químicas no conflito.

O pedido foi feito em março passado, em seguida ao lançamento de mísseis com ogivas químicas por parte dos bandos armados e mercenários que atacavam a cidade de Alepo, com o resultado de 25 pessoas mortas.

Jaafari confirmou que as autoridades de seu país acabam de descobrir um arsenal de substâncias químicas perigosas em mãos dos elementos antigovernamentais na cidade de Baniyas, na costa do Mar Mediterrâneo.

Segundo o diplomata, o poder de destruição dos materiais encontrados pode arrasar com toda a cidade.

Fonte: Prensa Latina