SINTRAS mobiliza protesto em Araguaína

 

 O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (Sintras) juntamente com os funcionários do Hospital de Doenças Tropicais (HDT) realizarão uma carreata nesta quarta-feira, 10, às 8 horas. O ato, conforme divulgado pela assessoria de imprensa da entidade, tem o intuito de mostrar ao poder público que a federalização do hospital trará prejuízos aos servidores e trabalhadores da unidade de saúde.



A concentração se dará na frente do HDT onde sairão em carreata até a Praça dos Bandeirantes com cartazes, bandeiras e faixas demonstrando a insatisfação referente à atitude do governo do Estado.



Com o slogan “O HDT está agonizando prestes a morrer. Salve o HDT”, os profissionais também estarão pedindo apoio da população, durante toda a carreata, para que o hospital não seja extinto, pois além dos servidores, ele também beneficia a população em geral.



Para o sindicato a federação é uma afronta para com os servidores. "Mais uma vez ogoverno atual fecha serviço de saúde sem consultar categoria e pacientes. Isso é um desrespeito tanto com os servidores quanto com a população, defende a entidade.



“Não podemos aceitar que os direitos dos servidores sejam retirados ou diminuídos em razão de ato da gestão estadual da saúde”, frisa o presidente do Sintras, Manoel Miranda.





Esclarecimentos

No dia 13 de maio último o Sintras protocolou um ofício na Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) solicitando ao governo esclarecimentos como será feito essa federalização, bem como, questionando como ficará a situação dos servidores que laboram naquela unidade de saúde.



No ofício o sindicato demonstrou sua preocupação de que a situação dos hospitais que a União administra não está melhor que a administração do Estado. E também solicitou informação como ficará o pagamento dos direitos aos servidores do Estado, pois a nossa legislação não permite pagar adicional noturno e insalubridade para servidores cedidos e questiona como que a Sesau vai resolver a situação.



Mas até o momento a Sesau não encaminhou nenhum documento ao Sintras explicando como será feito essa transição.



Doação

O governo do Estado divulgou no dia 1º de maio último, a doação da Fundação de Medicina Tropical do Tocantins (Funtrop) e do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), ambos em Araguaina, para a Universidade Federal do Tocantins.



Estes espaços servirão para atividades de alunos das áreas de saúde como Medicina, Nutrição, Enfermagem e Serviço Social para ampliação de estudos e pesquisas na área da saúde.



O HDT passará a ser patrimônio federal quando a Assembleia Legislativa aprovar a doação dos espaços.


Fonte: Cleber Toledo