Roteiros turístico das cidades-sede serão divulgados

 Embratur apresenta à mídia internacional as cidades onde a Copa do Mundo da FIFA 2014 será disputada. Jornalistas de nove países também conhecerão atrações próximas às sedes.

Flávio Dino
A Embratur aproveitou os 15 dias da Copa das Confederações para promover os roteiros das cidades-sede do campeonato – e também já da Copa do Mundo da Fifa 2014. ”Como a competição vai abranger todas as regiões do Brasil, é uma excelente oportunidade para mostrar toda a variedade de destinos do país”, avaliou o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Por isso, a partir da próxima semana, o Instituto realizará quatro press trips para apresentar a 13 jornalistas de nove países, as estruturas dos estádios das cidades-sede, os atrativos de ecoturismo, a cultura e as belezas naturais de cada região do Brasil.

Rio de Janeiro, Brasília, Cuiabá (MT), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), Natal (RN) serão alguns dos cenários que farão parte da viagem. Os jornalistas espanhóis e portugueses, por exemplo, vão visitar Brasília e conhecer os roteiros Cívico (Esplanada dos Ministérios, Congresso Nacional e Praça dos Três Poderes) e Niemeyer (que passa pelos monumentos do arquiteto Oscar Niemeyer). Além disso, irão também ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e as cachoeiras de Pirenópolis (GO), no entorno da capital federal.

Já os chilenos e argentinos vão passar pelos pontos clássicos do Rio de Janeiro, como Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Jardim Botânico, Lapa entre outros. De lá, seguirão para Natal, no Rio Grande do Norte, onde visitarão as praias de Ponta Negra – para ver o Morro do Careca – e de Pipa. Passearão também de barco pela Baía dos Golfinhos e participarão do tradicional Forró com Turista, no Centro de Turismo de Natal.

Até final do mês, estão programadas também press trips para os estados de Mato Grosso e Amazonas, com correspondentes da Alemanha, da Holanda e do Canadá. Os jornalistas passarão pelos estádios de Cuiabá e Manaus e passeios pelo parque Cristalino Jungle Lodge, no munícipio de Alta Floresta (MT), ao sul da Amazônia brasileira. Outra atração em Manaus será o Encontro das Águas, quando os rios Negro (de águas negras) e o Solimões (de águas barrentas) se encontram mas não se misturam durante uma extensão de cerca de seis quilômetros. Os franceses e os italianos deverão conhecer as estruturas para a Copa do Mundo em Minas Gerais (Belo Horizonte) e Pernambuco (Recife), na programação também passarão por Olinda (PE) e por Ouro Preto (MG).

Visibilidade

Segundo dados da FIFA, mais de 63 milhões de pessoas assistiram à final da Copa das Confederações entre Brasil e Espanha, em mercados prioritários para a Embratur, como Argentina, Estados Unidos, Alemanha e França, o que representa 11 milhões de espectadores a mais em comparação com a audiência da última edição, disputada em 2009, na África do Sul. “Já estamos colhendo os investimentos com a Copa das Confederações. Uma estimativa da Embratur mostra que os turistas deixaram, ao menos, R$ 311, 5 milhões nas seis cidades que receberam os jogos. Esse números apenas reforçam a importância do trabalho do Instituto”, afirmou Dino.

Fonte: Aquarela 2020