Operação Rua a Rua recolhe toneladas de lixo das ruas

 

Limpeza Urbana em São Luís
A Operação Rua a Rua já retirou 6.110 toneladas de resíduos, segundo balanço da Superintendência de Limpeza Pública, órgão vinculado a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp). A operação completou nesta sexta-feira (5) 40 dias de ação e já percorreu 1.145 km de vias urbanas com os serviços de limpeza, distância semelhante a que separa São Luís de Fortaleza (CE).

“Em 40 dias da ‘Operação Rua a Rua’, 204 bairros foram atendidos. Neste domingo concluímos as ações na Área B, que compreende a parte central de São Luís e bairros mais antigos, e já partimos para a Área C, que vai do São Cristóvão até a Cidade Olímpica. Essa é uma determinação do prefeito Edivaldo Holanda, garantir uma cidade mais limpa para a população”, declarou o secretário de Obras e Serviços Públicos, José Silveira.

A operação percorreu 2.250 ruas, realizando os serviços de capina, varrição e raspagem de terra e resíduos de sarjetas e pintura de meio fio. A primeira etapa, realizada na Área A, contemplou a faixa litorânea, compreendendo os 106 bairros que cortam do Olho d’Água até a Ponta d’Areia, com a extensão de 528 km de vias.

“Os trabalhos agora serão concentrados nas 620 ruas dos oito bairros da Área C, e serão executados em 17 dias, e por fim, na Área Itaqui Bacanga (Área D) para depois chegarmos à Zona Rural de São Luís”, adiantou Nelson Buriti, superintendente de Limpeza Pública.

O resultado positivo da Prefeitura na limpeza da cidade, reforçou o superintendente, conta diretamente com a participação da população não sujando as vias públicas e condicionando corretamente os resíduos inservíveis nas calçadas para serem coletados pelas equipes de limpeza.

A Operação Rua a Rua conta com 800 agentes de limpeza e tem o auxílio do trabalho das equipes de Educação Ambiental da Semosp e da São Luís Engenharia Ambiental (Slea) na divulgação de ações por meio “bike som” e distribuição de kits “Lixocar” (lixeiras automotivas e cartilhas educativas) nos principais semáforos, reforçando aos condutores que descarte de lixo pela janela do veículo infringe o Artigo 172 do Código Brasileiro de Trânsito, penalizando com quatro pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação, e pagamento de multa.

Bairros que compõem a Área C:

Forquilha, Cidade Operária, São Cristóvão, Tirirical, Vila Itamar, São Raimundo, Santa Bárbara e Cidade Olímpica.

ECOPONTOS

O serviço de limpeza pública na capital tem respeitado um cronograma regular nos bairros de São Luís, de forma a evitar o acúmulo indevido de lixo nas vias públicas e terrenos baldios. Diante dessa demanda, a Semosp tem criado diretrizes para diminuir os gargalos, como a instalação de contêineres com capacidade de mil litros na orla marítima e caixas estacionários nos bairros de maiores incidências, assim como em feiras e mercados da capital.

Iniciativas que servem de subsídio para a construção de um projeto pioneiro realizado em São Luís, a instalação de Ecopontos, que visa reduzir o grande número de focos de lixo espalhados pela cidade.

“A Prefeitura já está com o projeto em andamento, sendo que as dez primeiras localidades já foram definidas e o projeto será implantado em poucos meses. Os Ecopontos receberão materiais inservíveis, não recolhidos pelo sistema de coleta de lixo comum, como móveis e eletrodomésticos velhos, restos de materiais de construção, entre outros. O programa vai diminuir os mais de 300 pontos espalhados pela cidade. A nossa meta é reduzir este número para 20, diminuindo a quantidade do lixo estamos proporcionando vários benefícios para cidade, como a saúde e qualidade de vida para a população”, frisou José Silveira.

Fonte: Prefeitura de São Luís