Senadora Vanessa defende financiamento público de campanhas

 Em discurso nesta quarta-feira (3), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu a extinção do financiamento privado de campanhas eleitorais e a adoção do financiamento público.

A senadora disse que o plebiscito sobre a reforma política provavelmente não será realizado em tempo hábil para que as mudanças sejam válidas para as eleições de 2014, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) calculou em pelo menos 70 dias o tempo necessário para sua preparação.

Mesmo assim, a senadopra disse que apoia a realização do plebiscito, “para que a população seja envolvida nesse debate”. A senadora disse concordar com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que também defende o financiamento das campanhas eleitorais exclusivamente com recursos do fundo partidário.

Evo Morales

Vanessa Grazziotin também condenou o fato de países europeus terem proibido que o avião que conduzia o presidente da Bolívia, Evo Morales, voasse em seu espaço aéreo. O incidente diplomático fez com que a aeronave ficasse retida durante várias horas em Viena, capital da Áustria. A proibuição deveu-se a suspeitas de que o ex-técnico da CIA Edward Snowden, que está na Rússia em busca de asilo político, estivesse a bordo.

– E se estivesse? O espaço de um presidente é como o espaço de uma embaixada: inviolável! É algo inadmissível o que aconteceu contra o presidente da Bolívia. Nós estamos defendendo não só o presidente Evo Morales, mas a instituição, a autoridade que tem qualquer presidente, de qualquer país do mundo – afirmou Vanessa.

A senadora pediu que os senadores debatam o acontecido durante a sessão deliberativa desta quarta-feira.

Fonte: Agência Senado