Aliado de Haddad defende criação de empresa pública de ônibus

Alcides Amazonas (PCdoB) acha que medida ajudaria a monitorar sistema.
Ele sugere que debate seja feito na CPI dos Transportes.

Aliado do prefeito Fernando Haddad (PT), o ex-vereador e atual deputado estadual Alcides Amazonas (PCdoB) defende que a CPI dos Transportes, criada na Câmara Municipal de São Paulo para investigar os custos das empresas de ônibus, debata e sugira a criação de uma empresa pública operadora do sistema, parecida, mas menor do que a Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), exinta em 1995. A estatal tinha 30 mil funcionários, 3 mil ônibus e respondia por 30% do sistema de transporte da capital.

"Achamos que talvez não seja o caso de ter uma nova CMTC. Poderia ter um percentual, de 5% a 10% [do sistema], umas duas ou três garagens de ônibus, onde a frota, o sistema e os servidores (motoristas,cobradores, manutenção e escritórios) fossem públicos , para que você tivesse mais capacidade de entender o sistema", afirmou. "Acho que a gente deveria ampliar um pouco o debate se não era o caso de a gente ter uma empresa pública operadora para poder checar o custo do sistema, ter planilhas mais confiáveis", complementou.

Amazonas defendeu a criação da CPI e disse que a questão da planilha de custos do sistema sempre foi uma coisa muito nebulosa. "É uma demanda da sociedade que sempre clamou por mais transparência no custo do sistema, para ver exatamente quem fala a verdade. Nós vivemos em um país capitalista e é natural que os empresários possam auferir lucros em seus negócios, não só os empresários do transporte. Mas ocorre que em São Paulo a gente não sabe exatamente qual o lucro dos empresários. Espero que a CPI possa focar essa questão do custo do sistema", afirmou.

Cobradores

Ex-motorista e ex-cobrador de ônibus, Amazonas foi autor, quando vereador, da lei 13.207, que obriga as empresas de ônibus a manter o cobrador ou um segundo funcionário, além do motorista, para orientação e auxílio ao usuário, além da cobrança da passagem quando for o caso. Ele disse que percorre garagens de ônibus para dizer aos cobradores que não estão com os empregos ameaçados.

"De tempos em tempos sempre aparecem pessoas forças políticas querendo alterar essa lei. O prefeito imediatamente soltou uma nota garantindo que os empregos dos cobradores estão garantidos baseados na lei 13.207. Por interesses muitas vezes escusos muitas vezes aparece alguém querendo ou acabar com a lei, ou alterar a lei ou tergiversar com relação ao entendimento da redação da lei. Essas coisas a gente tem procurado sempre esclarecer. Na nossa opinião, o emprego do cobrador está garantido", afirmou. 

Fonte: G1.globo.com