Prefeitura dialoga com médicos sobre reivindicações da categoria

 

Diálogo com médicos
Um grupo de médicos que atua na rede de saúde do município foi recebido manhã desta quarta-feira (3), no Palácio La Ravardière.

O diálogo foi iniciado após passeata nas ruas de São Luís, parte da mobilização nacional da categoria. Eles protestam contra medida do governo federal que pretende trazer médicos estrangeiros para trabalharem no Brasil. Os médicos defendem que seja adotado o Revalida, processo de revalidação do diploma para médicos estrangeiros que venham a exercer a profissão no país.

Na Prefeitura de São Luís, os médicos se reuniram com membros da equipe de governo do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

O encontro serviu para abertura de um canal de diálogo mais amplo entre a classe e a administração municipal. O presidente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA), Abdon Murad, expôs de forma preliminar a necessidade de melhoria nas condições das unidades de saúde do município.

Sensível aos reclames, o secretário Márcio Jerry (Comunicação) explicou que a atual gestão encontrou a rede de saúde do município “respirando por aparelhos”. Entretanto, medidas estão sendo tomadas no sentido de reverter o quadro. Ele enfatizou que investimentos necessários estão sendo feitos no setor, como a reforma e ampliação de hospitais e unidades de saúde, aquisição de aparelhos e equipamentos, garantia de leitos de retaguarda e otimização do atendimento.

“Os resultados são de curto, médio e longo prazo. Dada a dificuldade que o prefeito encontrou, demanda, portanto, um pouco mais tempo para organizar. Entendemos as reivindicações postas, são legítimas e democráticas. Por outro lado, é importante frisar que é sentimento uníssono do governo Edivaldo garantir um ambiente de trabalho digno aos médicos e profissionais de saúde de maneira que possam oferecer melhor atendimento possível aos usuários da rede municipal”, disse Jerry.

Os médicos devem se reunir nesta quinta-feira na sede do CRM-MA para elaborar uma pauta de reivindicações com cada ponto específico a ser apresentada na próxima segunda-feira (08), quando terão audiência às 18 horas, na sede da Prefeitura, com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o secretário de Saúde, César Félix.

“Nós fomos bem recebidos e esperamos que as solicitações que apresentaremos na segunda-feira sejam bem vistas pela gestão municipal”, disse Allan Garces. Também acompanharam a reunião os médicos Wesley Campos, Ribamar Vagner, Érico Cantanhede.

Fonte: Prefeitura de São Luís