Ministério da Justiça determina envio de Força Nacional em Goiás

A Força Nacional de Segurança Pública (FNS) vai atuar em Goiás durante os próximos três meses, para acelerar a elucidação de crimes de homicídios cometidos principalmente em Goiânia e na região metropolitana da capital.

A atuação do efetivo do governo federal no Estado teve autorização do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em resposta a um pedido feito, em fevereiro, pelo governador Marconi Perillo.

A autorização ocorreu por meio da Portaria nº 2.437, publicada, na última terça-feira (2), no Diário Oficial da União (DOU). O número de policiais a ser disponibilizado pelo Ministério da Justiça (MJ) ainda não foi definido, mas seguirá o planejamento traçado pelos envolvidos na operação. O Estado deve fornecer, durante a vigência da portaria, todo o apoio logístico e a permissão de acesso aos sistemas de informações e ocorrências no âmbito da segurança pública.

O superintendente de Políticas de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), Edilson de Brito, redigiu o pedido encaminhado ao MJ. Ele disse que, na época, solicitou dez equipes da Força Nacional, cada uma com um delegado, um escrivão e dois agentes de polícia, para trabalhar com a Polícia Judiciária do Estado.

A solicitação foi enviada no mês em que ainda estava em alta a onda de assassinatos contra moradores de rua em Goiânia e na região metropolitana da capital. Além disso, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República já se movimentava para pedir ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que recorresse ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), com o objetivo de federalizar a investigação de crimes no Estado.

Fonte: O Popular