Lucimara recebe troféu Dr. Eduardo Barbosa

Na última sexta, 28, a vereadora Lucimara Passos (PCdoB/SE) recebeu homenagem da Associação de Defesa Homossexual de Sergipe (Adhons).

Durante evento conduzido pelo presidente da Adhons, Marcelo Lima Menezes, e que comemorava também o Dia Mundial do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis), notadas personalidades receberam o Trófeu Dr. Eduardo Barbosa, oferecido a quem representa a luta contra a homofobia. O evento aconteceu na sede do Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos e Químicos de Petróleo (Sindpetro).

Para Lucimara, é de extrema importância que a fala dos LGBT possa ganhar e garantir seus espaços em diversas esferas. "Essa é uma luta de todos que desejam uma sociedade justa. A luta contra o preconceito e pelo respeito à diversidade deve estar pautada em todos os poderes e o parlamento tem a obrigação de garantir os direitos para a constituição de família e patrimônio. O direito é garantido pela constituição, independente de gênero ou da orientação sexual. É um orgulho ser reconhecida como alguém que os representa", disse a vereadora.

Ao lado de Lucimara, receberam o troféu o vereador Lucas Aribé (PSB) e Linda Brasil, transsexual que conquistou o direito de uso do nome social na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Evento

Fundador da Adhons, Andrey Lemos destacou a solidez do evento, resultado de um trabalho de 10 anos que além de lutar contra a homofobia, lesbofobia e transfobia, busca realizar ações de cultura, lazer e entretenimento para a população LGBT. Além disso, ele contribuiu para o debate problematizando a relação das instituições religiosas em relação aos direitos dos homossexuais. "Acho que grande parte das religiões tem dificuldade de lidar com esse assunto porque recebemos uma forte influência do velho testamento e muitos religiosos que trazem no seu discurso essa relação de culpa e de castigo com a sexualidade", afirmou.

Além da entrega do troféu, os participantes assistiram aos desfiles das candidatas do Concurso Rainha do Milho Fresco e as palestras de Neuza Dutra, da Associação Brasileira de Pais e Mães de Homossexuais (GPH) de São Paulo e Alex Amaral da Associação Catarinense de Apoio Psicossocial a Homossexuais. Neuza Dutra fez um importante depoimento sobre como reagiu quando descobriu que seu filho era homossexual e como aprendeu sobre isso, superando seu próprio preconceito.

Atualmente como integrante do GPH, Neuza viaja pelo país levando sua experiência e colaborando com a luta contra o preconceito, mostrando a importância do papel da família para o enfrentamento da violência e violação de direitos na população LGBT.