Pacto por São Luís apresenta sugestões para parceria com Estado

 

Prefeitura de São Luís
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior convocou o núcleo executivo do Pacto por São Luís para ouvir sugestões de parcerias e subsidiar a construção de um documento com propostas concretas que serão encaminhadas ao governo do Estado. O debate foi realizado na noite desta terça-feira (2) na sala de reunião da sede da Prefeitura de São Luís.

“Essa é a nossa primeira reunião após o lançamento do Pacto por São Luís e a proposta do nosso governo é trabalhar as soluções para a cidade de forma conjunta, através do diálogo”, declarou o prefeito. Durante a reunião, Edivaldo Holanda Júnior apresentou o plano de investimentos da cidade e ressaltou os investimentos na área de mobilidade urbana, que é uma das áreas onde será proposta parceria com o Executivo estadual.

O prefeito lembrou que existem obras que foram licitadas ainda na gestão passada, mas que carecem de recursos que poderiam ser beneficiadas com a parceria possibilitando maior fluidez do trânsito. Ele citou como exemplo o projeto do viaduto da Forquilha, prolongamento da Avenida Litorânea até as imediações do Hotel Luzeiros e uma via de ligação da Avenida Luís Eduardo Magalhães com o Barramar.

A presidente do Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Público Municipal de São Luís (Sindeducação), Elizabeth Ribeiro Castelo Branco, sugeriu a retomada das discussões sobre a parceria entre município e estado para doação de prédios estaduais que serviriam como escolas municipais. “Existem vários espaços como na Cidade Operária, Cidade Olímpica, Vinhais, entre outros que poderiam ser usados para ampliar o número de escolas em substituição aos anexos”, observou.

A proposta somada à construção das 10 escolas e 10 creches anunciadas pela Prefeitura para este ano aumentaria o número de vagas na rede de Ensino Infantil e Fundamental. Também foi sugerida pelos representantes do Sindeducação, do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA) e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) a consolidação de uma escola modelo em tempo integral a ser realizada com esforços conjuntos do estado e município.

O diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMA, Agenor Almeida, frisou a importância da parceria interinstitucional contemplar a geração de empregos. “A Prefeitura poderia firmar com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia parcerias com as instituições de ensino para oferecer cursos rápidos de formação continuada para pedreiros, eletricistas e outras profissões”, comentou.

Foram apresentadas várias outras sugestões com ações nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, mobilidade urbana, segurança pública, regularização fundiária, geração de emprego e acesso à Justiça. Todas as propostas foram registradas pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior e irão compor o documento com a proposta de parceria que será apresentada ao governo do Estado.

O espaço para o diálogo com a sociedade e a parceria entre município e estado foi elogiado por todos os representantes das instituições que participaram do debate. “Essa postura é positiva por chamar a sociedade civil para discutir, opinar e ouvir. Fico satisfeito com a possibilidade de melhoria das reais condições de vida do povo que mora aqui”, avaliou o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Maranhão (OAB-MA), Valdênio Caminha.

A reunião contou com a presença dos secretários Márcio Jerry (Comunicação); Rodrigo Marques (Governo); Osmar Filho (Assuntos Políticos); e representantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), IFMA, OAB-MA, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), Associação Comercial do Maranhão (ACM), Câmara de Vereadores, Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís (Sinfuspsl) e Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Público Municipal de São Luís (Sindeducação).

Fonte: Prefeitura de São Luís