Oposição recusa-se a debater com Dilma reivindicações populares

Em mais uma clara demonstração da falta de disposição em debater com profundidade os problemas que atingem o país, buscando soluções conjuntas para as reivindicações populares, lideranças de partidos da oposição, PSDB, DEM e PPS, recusaram o convite da presidenta Dilma Rousseff para participar de uma reunião na tarde desta segunda-feira (1º/7).

O presidente do Psol, deputado Ivan Valente (SP), que inicialmente afirmou que participaria do encontro, também não compareceu. Apesar de o comando do Psol ter decidido não comparecer ao encontro com a presidenta, o senador Randolfe Rodrigues foi o único parlamentar da oposição a aceitar o chamamento de Dilma para discutir alguns dos temas levantados por manifestantes de todo o país durante a onda de protestos que têm ganhado as ruas do Brasil nas últimas semanas. 

Durante o encontro no Palácio do Planalto, a presidenta e o líder do Psol no Senado debateram a proposta de reforma política. Após o encontro, o senador disse ser favorável à convocação do plebiscito e sugeriu, entre outros pontos, o fim do financiamento privado de campanha. O senador pediu ainda a aprovação do Plano Nacional de Educação e a utilização de 100% dos royalties do petróleo para financiar o setor.

Desde a semana passada, a presidente Dilma tinha avisado que queria promover um encontro com os partidos da oposição, a exemplo do que fez com os partidos da base aliada, na sexta-feira (28). A ideia inicial era reuni-los na própria sexta, mas desde então a presidente Dilma já havia tomado conhecimento da intransigência dos oposicionistas.

Após os protestos ocorridos no país, Dilma deu início a uma série de reuniões com parlamentares e movimentos sociais. A presidente tem discutido propostas de melhorias no serviço público e a realização de um plebiscito para a reforma política.

Da redação,
com informações da Agência Estado e do Blog do Planalto