Sem categoria

Alfaya: "Cultura deve ser vista como um vetor de desenvolvimento"

‘Fomentar o debate em torno de uma política para área cultural, nortear as atividades das gestões comunistas, bem como a participação da frente cultural no processo do 13º Congresso Nacional do PCdoB’. Esse será o mote do 1º Encontro Nacional de Gestão e Produção Cultural na sede nacional, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de julho, na sede do Comitê Central do PCdoB, em São Paulo.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo 

O coordenador do Coletivo Nacional de Cultura do PCdoB, Javier Alfaya, qual o significado desse evento na atual conjuntura. Segundo ele, “o 1º Encontro Nacional de Gestão e Produção Cultural terá como objetivo estimular e ao mesmo tempo organizar a participação da militância do Partido, bem como de intelectuais e lideranças, e convidá-los a refletir em torno do tema. Essa reflexão também terá como foco construir o espaço no 13º Congresso do PCdoB”.

O dirigente acrescentou que “todos os encontros relacionados a essa temática oportunizou ao Partido espaços para que se desenvolvesse uma proposta que entendesse a cultura como uma categoria essencial do Plano Nacional de Desenvolvimento. Dessa forma, realizar esse encontro tem como um dos principais objetivos pensar este setor e propor, deliberativamente, formas que entendam e atendam a atual conjuntura da cultura, sobretudo seu papel nas cidades”, explica Alfaya.

Em entrevista à Rádio Vermelho, Renato Rabelo, presidente Nacional do PCdoB, que compôs a primeira mesa do Encontro, afirmou que é preciso estimular o interesse pela temática cultural, incentivando o debate, a reflexão e a elaboração política e intelectual.

“Há muito o PCdoB percebeu a centralidade da cultura para o fortalecimento do país. Esse Encontro reflete não só a nossa preocupação, mas de toda a militância que compõe o nosso Partido. Desse modo, o PCdoB seguirá na formulação de um Plano Nacional de Desenvolvimento que fortaleça o país, e como as questões econômicas e estruturais, a cultura está no cerne desse processo”, elucidou o presidente do PCdoB.

O evento é organizado pelo Coletivo Nacional de Cultura, em parceria com a Fundação Maurício Grabois.

Programação

SEXTA – 12/07
19h30 | ABERTURA: “CULTURA E POLÍTICA, IDEIAS PARA UM PROJETO NACIONAL“
Palestrantes: Prof. Celso Frederico (Escola de Comunicações e Artes da USP) e Jorge Mautner (compositor, cantor, poeta e escritor). Coordenação: Adalberto Monteiro (presidente da FMG), Javier Alfaya (Coletivo Nacional) e Tininha Petta (Coletivo Nacional, São Paulo).

SÁBADO – 13/07
9h | MESA REDONDA: “BALANÇO DA POLITICA CULTURAL E DESAFIOS ATUAIS. MARCAS DA GESTÃO DO PCDOB. PROPOSTAS “
Palestrantes: Juana Nunes (Diretoria de Educação e Comunicação para a Cultura do MINC); Altamiro Borges (Instituto Barão de Itararé, mídia democrática); Marlene Alves (Secretaria de Cultura de Campina Grande ); Alexandre Santini (Pontos de Cultura) , Rosana Alcântara (diretora da ANCINE) , representação da UNE, Instituto CUCA UNE. Coordenação :Deputada Luciana Santos (Presidente da Frente Parlamentar de Cultura) .

14h30 | MESA REDONDA: ” CONFERENCIA NACIONAL DE CULTURA. ATUAÇÃO NAS ENTIDADES E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS. ARTICULAÇÃO PARTIDÁRIA – COLETIVOS NACIONAL E LOCAIS. CONGRESSO DO PCdoB”
Palestrantes e Coordenação: Deputada Luciana Santos (Presidente da Frente Parlamentar de Cultura); Javier Alfaya (Coletivo Nacional); Representantes da Comissão de Organização e da Comissão de Movimentos Sociais do Comite Central, , representação da UNEGRO, UJS,CTB e CONAM.

 Ouça a declaração na íntegra na Rádio Vermelho: