Deputados de oposição pedem fim do “Conselhão”

 

Bira do Pindaré (PT)
Na última quinta-feira (27), os deputados de oposição ao Governo do Estado denunciaram o “Conselhão” ou “Bolsa Eleição”. Os deputados Rubens Pereira Junior, Bira do Pindaré, Marcelo Tavares e Othelino Neto entraram com pedido público para fim do “Conselhão”.

A denuncia veio à tona através do líder de oposição, Rubens Pereira Junior. Segundo o comunista, a governadora criou o conselho com a justificativa de comportar os secretários estaduais. Não satisfeita, a governadora aumentou para 50 membros e agora, através de medida provisória, injetou mais 156 vagas, totalizando 206 conselheiros. O líder denunciou ainda o critério para fazer parte do Conselho.

“O conselho, pelos nomes indicados agora, é composto única e exclusivamente por cabos eleitorais da governadora Roseana Sarney. Com outras palavras, seria a instituição do Bolsa Eleição. Perdeu a eleição, o governo dá uma boquinha no governo. O governo dá uma boquinha, então vem pra cá, vem para o conselho, é só para receber”, informou.

O deputado Bira do Pindaré (PT), classificando o “Conselhão” como como imoralidade, afirmou que esse é um sistema de compra de cabo eleitoral e pediu a extinção do “Conselhão”.

Queremos propor inclusive a extinção do conselhão. Se não acaba o conselhão tem que acabar ou do Jeton. Pode criar o conselho que quiser, mas não precisa ter Jeton de R$ 5.850 por mês para uma única reunião, é uma imoralidade.

De acordo com Othelino Neto, as doze reuniões custarão aos cofres públicos mais 1,2 milhão de reais pagos com dinheiro do povo. O parlamentar, em acordo com os pensamentos de Rubens e Bira, também pediu a fim do “Conselhão”.

“Então, esse é nosso sentimento, a voz das ruas não aceitam esse tipo de coisa, mas, mais do que isso, trabalhar uma vez por mês para ganhar R$ 6 mil, só no Maranhão”, finalizou Marcelo Tavares.

Os deputados apresentaram uma pauta de propostas para a sociedade em entrevista coletiva concedida da Assembleia Legislativa e o primeiro ponto era o fim do Conselhão e extinção do Jethón de quase 6 mil reais. Amanhã (01), os deputados devem pautar o assunto na tribuna, solicitando, com documento protocolado, o fim do Bolsa Eleição.

Fonte: Gabinete do Dep. Bira do Pindaré