Abertas inscrições do ciclo de Seminários sobre Técnica e Cultura

Estão abertas as inscrições para os dois últimos encontros do ciclo de seminários Técnica e Arte: a educação profissional e tecnologia em cultura, a serem realizados nos próximos dias 4 e 15 de julho, no Auditório Machado de Assis na Biblioteca Nacional, no Centro do Rio de Janeiro.

O objetivo dos seminários, que são gratuitos, é abrir um espaço para a reflexão entre o Estado, a sociedade civil e a academia, sobre a formação profissional dos técnicos que dão suporte às produções culturais e artísticas, nos mais diversos campos.

No encontro do dia 4 (.com), as discussões serão voltadas para o mercado de trabalho dos técnicos das áreas culturais e criativas, com foco nas exigências e demandas do mercado. Na primeira parte será apresentado um panorama histórico do mercado de trabalho para técnicos da área cultural, a partir da percepção de produtores com larga experiência. Na segunda parte, serão abordadas as mudanças no perfil e nas exigências quanto à qualificação para atuar nessa área.

Já no encontro do dia 15 (.art), o enfoque será na importância dos profissionais técnicos no processo de criação artística e a complementaridade entre o seu trabalho e a concretização da obra de arte.

O ciclo é promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), em parceria com o Ministério da Cultura, através da Representação Regional no Rio de Janeiro e no Espírito Santo (RR-RJ/ES) e a Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do MinC.

Outros temas

Os dois últimos encontros completam o ciclo de cinco seminários iniciado final de 2012. No primeiro (.gov), realizado no último mês de novembro, foi abordada a nova relação entre os Ministérios da Educação e da Cultura a partir da complementariedade entre seus campos de atuação e como esta aproximação pode ampliar a oferta de formação profissional em cultura.

No segundo (.edu), realizado em 06 de maio de 2013, foi discutida a formação profissional, incluindo a adequação do currículo, experiências existentes e a relação entre certificação e reconhecimento, com a análise do exemplo da Rede Certific do MEC que prevê a certificação de profissionais práticos. No terceiro (.org), em 07 de maio deste ano, foram debatidas as experiências de formação em cultura desenvolvidas pelas organizações não governamentais e como elas podem se tornar opções concretas de profissionalização.

A programação e as inscrições estão disponíveis no site www.ifrj.edu.br/proex.

Local:
Fundação Biblioteca Nacional – Espaço Cultural Eliseu Visconti
Auditório Machado de Assis
Rua México, s/nº (acesso pelo jardim)
Centro – Rio de Janeiro
Mais informações: Tel: (21) 3733–7100 ou pelo site www.ifrj.edu.br/proex

Fonte: Portal Ministério da Cultura (MinC)