PCdoB-RJ orienta: “Junto com as ruas avançar nas mudanças”

Reunida nessa sexta-feira, 28 de junho, no clima das mobilizações ocorridas no estado do Rio de Janeiro, como a passeata de ontem, e tendo como referência fundamental a resolução da Comissão Política Nacional, a Comissão Política Estadual decide pelas seguintes orientações:

Junto com as ruas avançar nas mudanças!

O mês de junho foi marcado por grandes mobilizações, especialmente da juventude. O PCdoB através de seu presidente nacional, Renato Rabelo, não vacilou em apoiar o movimento e cobrar que fossem ouvidas as reivindicações das ruas.

Estas manifestações têm fundamentalmente caráter progressista, têm como pano de fundo a profunda desigualdade social e espacial, que se abate, sobretudo nas regiões metropolitanas, dos grandes centros urbanos.

A oposição conservadora, ligada ao capital financeiro, tentou através da mídia monopolista influenciar o sentido das mobilizações contra os partidos de esquerda, as organizações populares e o governo federal. Em muitas situações, mercenários contratados foram usados para agredir os militantes de sindicatos e partidos políticos.

Ganhou relevância o posicionamento da presidenta Dilma Rousseff em cadeia de televisão, dia 21/06, quando defendeu a legitimidade do movimento e garantiu que seu governo iria atuar para atender aos reclamos das ruas. Acertou e reforçou sua liderança política quando no dia 24/06 reuniu os governadores e prefeitos de capitais e propôs um Pacto Político por reformas e compromissos no país.

A presidenta ouviu também os presidentes de partidos aliados e dirigentes das centrais sindicais e de entidades dos movimentos sociais. Iniciativa que poderia ter sido reproduzida pelo governador Sérgio Cabral.

Com isto, o movimento vem acumulando vitorias. Redução do preço de passagem de ônibus em, pelo menos, 62 cidades. A aprovação na Câmara dos Deputados de 75% dos royalties do petróleo para a educação e 25% para a saúde e a formação de consenso em torno da ideia do plebiscito da reforma política.

O PCdoB vai atuar para o fortalecimento do governo e da liderança da presidenta Dilma Rousseff. Envidaremos esforços pela conformação no Rio de Janeiro de um bloco de forças políticas e sociais que joguem para impulsionar as mudanças.

Devemos intensificar a realização de assembleias e reuniões nas faculdades, escolas, fábricas, bairros, favelas, praças para debater com o povo (especialmente com a juventude) as lições dessa jornada de lutas, definir as bandeiras unitárias de reivindicações e como acumular para novas iniciativas. Além disso, vamos organizar ações para reforçar a coleta de assinaturas ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular pela Mídia Democrática.

Vamos intensificar a preparação do dia 11 de julho, dia nacional unitário de paralisação da classe trabalhadora, puxado por oito (08) centrais sindicais. A CTB deve jogar grande papel!

Orientamos que todos os comitês municipais devem promover reuniões para avaliar os acontecimentos e mobilizar os militantes e filiados do PCdoB e articular com as forças progressistas e movimentos sociais locais ações conjuntas.

10% do PIB para a Educação!
10% do PIB para a Saúde!
Pelas 40 horas semanais sem redução de salários;
Pela Lei da Mídia Democrática!
Pelo Plebiscito da Reforma política!
Contra a privatização do Maracanã!
Pela criação do imposto sobre as grandes fortunas!
Transporte público de qualidade para todos!
Criação do Fórum Metropolitano de Transporte!

Comissão Política Estadual do PCdoB-RJ