China e Coreia do Sul aprofundam relações bilaterais 

Os presidentes da China, Xi Jinping, e da Coreia do Sul, Park Geun-hye, prosseguiram nesta sexta-feira (28) os contatos bilaterais em Pequim, com o intercâmbio de opiniões sobre a situação na Península Coreana e o Nordeste da Ásia. 

CHINA E COREIA DO SUL

Ambos os mandatários se reuniram na quinta pouco depois da chegada de Park à China para uma visita oficial de quatro dias e o encontro desta sexta abordou esses temas, assim como outros de interesse comum e bilaterais, segundo um comunicado emitido pelo Ministério das Relações Exteriores da China.

O documento indica que Xi e Park consideraram frutíferas suas conversações iniciais e coincidiram em que o consenso alcançado servirá de guia para as relações bilaterais.

Ambos estão de acordo com que estes dois países estão ligados de muitas formas e compartilham interesses comuns, diz a nota.

As partes, agrega o comunicado da chancelaria chinesa, podem oferecer mutuamente grandes oportunidades, já que nestes momentos Pequim e Seul estão concentrados no desenvolvimento de suas economias e na melhoria do nível de vida de suas populações.

Igualmente, os chefes de Estado da China e da Coreia do Sul mantiveram-se de acordo sobre a ampliação da comunicação e o aprofundamento de sua parceria estratégica e a realização de esforços conjuntos para promover a desnuclearização da Península Coreana e salvaguardar a paz e a estabilidade regionais.

As fontes agregaram que Xi e Park intercambiaram pontos de vista sobre suas respectivas experiências no governo.

Na reunião, diz a chancelaria chinesa, participaram também Peng Liyuan, esposa de Xi, e o conselheiro de Estado Yang Jiechi.

Em seu primeiro encontro no Grande Palácio do Povo na véspera, pouco depois que Park foi recebida em uma cerimônia oficial, Xi expressou que a China salvaguarda a paz e a estabilidade da Península Coreana e se opõe a quem quer que seja que as prejudique.

Também sublinhou o respeito de Pequim ao princípio de solucionar os problemas através do diálogo e das negociações e afirmou que a posição da China a favor da desnuclearização da Península Coreana é inalterável.

Os critérios de Xi sobre a importância da visita de Park para reforçar os laços comuns e promover a cooperação foram compartilhados pela estadista sul-coreana, que falou de impulsionar essas relações em setores da economia e da segurança e no intercâmbio de povo as povo.

Depois de seu primeiro encontro, Xi e Park compareceram á assinatura de um acordo que prevê o próximo início de conversações sobre demarcação marítima, que consideraram de vital relevância no avanço das relações e no impulso à cooperação marítima.

A China e a Coreia do Sul decidiram também ampliar a colaboração nas comunicações, fortalecer a supervisão conjunta e administrar e incrementar estudos conjuntos para a proteção dos recursos de pesca nas águas que compartilham.

A presidenta sul-coreana, que viajou acompanhada de 71 empresários, manterá encontros com o primeiro-ministro Li Kegiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhang Dejiang, fará uma conferência na Universidade Tsinghua de Pequi e visitará a milenar cidade de Xian.

Prensa Latina