Putin afirma que não vai entregar Snowden aos EUA

O presidente russo, Vladimir Putin, que se encontra em visita à Finlândia, afirmou, na noite de terça-feira (25), que não vai entregar Edward Snowden aos EUA.

Putin assinalou, na conferência de imprensa realizada após o encontro que manteve com o presidente finlandês, Sauli Vainamo Niinisto, que Snowden se encontra na área de transferência do aeroporto Cheremêtievo de Moscou e não entrou no território russo.

A Rússia e os EUA não assinaram um acordo de extradição, pelo que a Rússia não vai entregar Snowden aos EUA. Segundo ele, o departamento de segurança do país não está cooperando com Snowden.

Para a Rússia, a chegada de Snowden foi inesperada, acrescentou Putin. Snowden é um homem livre e deverá procurar um país para o receber, o mais rápido possível. Putin espera que o caso de Snowden não prejudique as relações entre os dois países.

Durante a passagem do presidente russo pela Finlândia, foram discutidas as relações da Finlândia com a União Europeia e a Rússia, assim como as questões ligadas à ferrovia e à emissão de visto entre os dois países, entre outros assuntos internacionais.

Fonte: Rádio Internacional da China