Inácio quer votação imediata de benefícios aos trabalhadores

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) defendeu na Tribuna do Senado, nesta terça-feira (25), que matérias que beneficiam os trabalhadores, como o fim do fator previdenciário e a redução da jornada de trabalho, sejam votadas imediatamente. Para ele, “essas matérias precisam do aval desta Casa (Câmara dos Deputados): fator previdenciário e redução da jornada de trabalho”. 

“É hora de resolver essa pendência com os trabalhadores brasileiros. E é hora de votar na Câmara Federal, no plenário, a redução da jornada de trabalho, para garantir que os trabalhadores tenham mais tempo livre, que eles tenham mais tempo para formar-se, para lazer, e garantir a ampliação dos empregos em outras áreas de serviço e de entretenimento no nosso País”, disse o senador.

A aplicação do fator previdenciário nas aposentadorias implica reduções nos rendimentos de até 51% para mulheres e de 42% para os homens. O Projeto de Lei que extingue o fator previdenciário permite que o salário de benefício (aposentadoria) volte a ser calculado de acordo com a média aritmética simples até o máximo dos últimos 36 salários de contribuição, apurados em período não superior a 48 meses. A matéria está parado há anos à espera de votação na Câmara dos Deputados.

Já aprovada no Senado, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduz a jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas tramita na Câmara dos Deputados também há vários anos. O autor da matéria é o senador (então deputado) Inácio Arruda.

Da Redação em Brasília
Fonte: Ass. Sen. Inácio Arruda