Reforma política: proposta foi defendida por Flávio Dino em 2007

 

Flávio Dino
No pronunciamento feito na tarde desta segunda (24), a presidenta Dilma Rousseff defendeu uma reforma política via constituinte. Um projeto semelhante foi apresentado por Flávio Dino em 2007, quando deputado na Câmara Federal.

A proposta de emenda à Constituição (PEC 193/07) defendida pelo então deputado federal volta ao centro dos debates por força das manifestações que levaram milhões às ruas de todo o país.

A proposta de Flávio Dino prevê a realização de plebiscito para autorizar ou não a revisão constitucional. Nela, seriam discutidos exclusivamente as reformas politica e tributaria. A ideia é chamar o povo para responder perguntas sobre a possibilidade de realização da revisão constitucional, o seu quorum e a sua limitação temática.

“A revisão constitucional é essencial para melhorar as instituicoes politicas e fazer a reforma tributaria. O plebiscito, autorizado por uma emenda constitucional, é um bom caminho", avaliou Flávio Dino.

Após a onda de manifestações que ocorre em todo o país desde a semana passada, a presidenta Dilma defendeu em reunião com 27 governadores e 26 prefeitos princípios semelhantes à PEC defendida por Flávio Dino em 2007.

De acordo com a presidenta Dilma, uma vez legitimada a revisão constitucional pela maioria da população, haverá no país reformas na estrutura política, econômica e na qualidade dos serviços públicos.

"É necessário que nós […] tenhamos a iniciativa de romper um impasse. Quero neste momento propor um debate sobre a convocação de um plebiscito popular que autorize o funcionamento de um processo constituinte específico para fazer a reforma política que o país tanto necessita", disse a presidenta.

Fonte: Redação Vermelho.