Governadora continua sem ouvir trabalhadores que ocupam o INCRA

 

Grito da Terra
Há exatamente 6 dias trabalhadores rurais do Maranhão ocupam as sedes do INCRA e da SEDES. A FETAEMA continuará com o movimento até que a Governadora apresente uma indicação de negociação. A Governadora não se pronunciou oficialmente até o momento.

Os trabalhadores rurais cobram respostas concretas do Governo do Estado no que diz respeito à pauta de reivindicações apresentada pela FETAEMA. Os agricultores pleiteiam melhorias no atendimento e na assistência as comunidades rurais (regularização fundiária), respostas em relação aos inúmeros casos que o ITERMA e o INCRA não conseguem dar andamento; combate a violência no campo; revisão do orçamento do Estado para a agricultura familiar, para 2013 estão previstos investimentos de menos de 1%.

O deputado Bira do Pindaré (PT) aproveitou o pequeno expediente da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (24), para cobrar um posicionamento da Governadora do Maranhão e repudiar a declaração do superintendente do INCRA no MA.

O Superintendente do INCRA afirmou que as negociações não estavam evoluindo devido à intransigência dos trabalhadores rurais. O Deputado repudiou a declaração e lembrou que desde sempre os trabalhadores e FETAEMA esperam por posicionamentos oficiais do Governo do Estado e do INCRA sem sucesso.

Bira ressaltou a pouca produção agrícola do Maranhão e responsabilizou o Governo do Estado por não investir em políticas públicas direcionadas para agricultura familiar. “Não consumimos produtos do Maranhão. O Governo não apóia a agricultura familiar. Só existe apoio aos chamados grandes empreendimentos. Eles tem até isenção fiscal para explorar nossas terras”, protestou.

Fonte: Gabinete do dep. Bira do Pindaré.