Silvio Berlusconi é condenado a 7 anos de prisão

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi foi condenado hoje pelo tribunal de Milão a sete anos de prisão e a interdição permanente dos cargos públicos no processo conhecido como "caso Ruby", por concussão e prostituição de menores. Ex-premiê continua em liberdade e pode recorrer da decisão.

O tribunal condenou Berlusconi a uma pena maior do quanto pedido pelo Ministério Público: sete anos contra os seis pedidos pela acusação, e decidiu também a interdição legal, que impede ao ex-primeiro-ministro realizar qualquer ato jurídico, para o período da condenação.

Um pequeno grupo de manifestantes que estava em frente ao Palácio de Justiça de Milão saudou com aplausos e gritos a notícia da condenação.

O advogado do ex-primeiro-ministro, Niccoló Ghedini, declarou que a condenação de Berlusconi é "fora de qualquer lógica" e ressaltou como "os juizes foram além dos pedidos do MP".

Ghedini afirmou que o processo não poderia ser realizado em Milão, se referindo ao pedido de transferência para o tribunal de Brescia, rejeitado pela Suprema Corte italiana.

A deputada italiana Daniela Santanché disse que a condenação não terá repercussões sobre a estabilidade do governo italiano, apoiado pelo direitista Povo da Liberdade (PDL), bancada de Berlusconi, e negou que represente o fim da carreira política do ex-premiê "A justiça e o governo são coisas diferentes, se o governo faz as coisas que precisam o nosso apoio é incondicional", declarou Santanché.

Com informações da Ansalatina