Banco central chinês reitera política monetária prudente

O banco central da China disse que o país continuará a implementar uma política monetária prudente mas que mudará o tom no momento adequado.

O Banco Popular da China (BPC) aumentará o controle sobre a liquidez e manterá um crescimento estável e moderado na oferta de crédito, segundo comunicado no domingo após reunião trimestral da comissão de política monetária.

Na quarta-feira, o Conselho de Estado, ou gabinete, prometeu continuar adotando uma política monetária prudente, vigiar os riscos sistemáticos e garantir que o crédito chegue à economia real.

O BPC, embora tenha ressaltado desafios e riscos, disse que o cenário econômico nacional e o setor financeiro estão "em geral estáveis" e que os preços ao consumidor se mantêm "basicamente estáveis".

O BPC afirmou que manterá a estabilidade e a continuidade das políticas macroeconômicas ao mesmo tempo em que otimizará a distribuição dos "recursos financeiros" para apoiar a reestruturação da economia e se proteger contra os riscos financeiros.

O crescimento econômico da China vem se desacelerando. A taxa de crescimento de 7,8% registrada em 2012 foi a mais baixa em 13 anos e os dados econômicos divulgados neste ano não são animadores.

O BPC adotou uma política dura com os bancos chineses. Recusou-se na semana passada a injetar liquidez no mercado financeiro apesar do disparo nos juros interbancários e da evidência de que a econômica está se desacelerando.

Os analistas veem as medidas do BPC como uma tentativa de fazer os bancos nacionais parar de canalizar o dinheiro ao setor bancário informal, o chamado "sistema bancário sombra", que cresceu muito nos últimos anos e alimentou preocupações quanto a riscos financeiros.

O banco central prometeu melhorar o mecanismo de formação cambial do iuane e manter a estabilidade básica da moeda chinesa. Também disse que avançará na liberalização das taxas de juros.

Fonte: Rádio Internacional da China