Unasul anuncia nesta terça conclusão sobre eleições no Paraguai

O Grupo de Alto Nível da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) apresenta nesta terça-feira (18) a conclusão da missão que acompanhou as eleições presidenciais no Paraguai, em 21 abril.

O grupo é comando por Salomón Lerner e Alejandro Tullio. A expectativa é que o documento reitere que há condições de encerrar a suspensão do Paraguai da Unasul. 

Leia também:

Com Cartes, paraguaios temem isolamento internacional

Em junho de 2012, o Paraguai foi suspenso do bloco e também do Mercosul por sofrer um golpe de Estado parlamentar contra o então presidente eleito democraticamente, Fernando Lugo. 

A possibilidade do fim da suspensão foi apresentada pelo ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, no último dia 13. Ele condicionou o fim da suspensão à posse do presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, em 15 de agosto.

Antes da posse de Cartes, os presidentes dos países Mercosul devem reunir-se, em julho, em Montevidéu, no Uruguai, durante a cúpula do bloco. Na ocasião, o Uruguai, que atualmente ocupa a presidência pro tempore, transmitirá o comando para a Venezuela – que pela primeira vez estará na função.

Em abril, Cartes foi eleito presidente e prometeu buscar a reaproximação com os parceiros regionais. 

Com Agência Brasil