Secretária da ONU para mudança climática visita Brasil na quinta

Nesta quinta-feira (20), a secretária-executiva da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), Christiana Figueres, chegará ao Brasil, de acordo com informações emitidas nesta terça (18), na página da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mudança climática ONU - ONU / Mark Garten

Durante a visita de dois dias a Brasília, Figueres terá reuniões, entre outros, com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e com o senador Cícero Lucena, presidente da GLOBE Brasil, juntamente com outros membros do Parlamento, para trocar ideias sobre o papel que o País pode desempenhar nas negociações internacionais.

Ela também participará de um painel de discussão no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília.

A visita ocorre uma semana após o término da última rodada da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas em Bonn, na Alemanha, durante a qual os governos fizeram progressos concretos para um novo acordo universal sobre mudanças climáticas pós-2015 e na criação de soluções para aumentar as ações globais já existentes de lidar com as mudanças no clima.

Com 195 Partes, a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) tem adesão quase universal e é o tratado pai do Protocolo de Kyoto de 1997.

O Protocolo de Quioto foi ratificado por 192 das Partes da UNFCCC. No âmbito do Protocolo, 37 Estados, que consistem em países altamente industrializados e os países em processo de transição para uma economia de mercado, têm limitação de emissões com vinculação jurídica e compromissos de redução.

O objetivo final de ambos os tratados é estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera num nível que impeça a interferência humana perigosa no sistema climático.

Fonte: Unic-Rio