Parlamento Jovem insere estudantes nas atividades da Assembleia

A implantação do Parlamento Jovem na Bahia começou a se tornar realidade na terça-feira (18/6). A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou dois mecanismos para a viabilização do órgão: o manual de procedimentos e o calendário para a implantação. Podem participar estudantes matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, com idades entre 11 e 16 anos e que não tenham participado ainda do Parlamento Jovem Brasileiro.

O Parlamento Jovem foi estabelecido através da Resolução nº 1.423/2007 e tornou-se uma das prioridades da comissão. Para o deputado estadual e presidente da Comissão de Educação, Álvaro Gomes (PCdoB), a iniciativa é mais um passo importante para incorporar os jovens baianos nas discussões que interessam à população e ao Estado. Segundo ele, o parlamento cumprirá papel importante na mobilização dos estudantes baianos, que elegerão seus representantes.

Os estudantes interessados devem se inscrever através da ficha de inscrição que pode ser retirada nas escolas onde estão matriculados. Na sequência, os documentos são encaminhados às Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direcs). O período de inscrição acontece entre os dias 01 de agosto a 30 de setembro.

As Direcs farão uma pré-seleção dos projetos e os conduzirão à Secretaria de Educação, que por sua vez encaminhará as fichas de inscrição e seus respectivos projetos para a Assembleia Legislativa. Esse período vai de 15 a 31 de outubro. Os trabalhos dos jovens deputados ocorrerão entre 18 e 21 de novembro.

Serão selecionados 63 estudantes na Bahia por mérito dos projetos elaborados. O número de representantes é proporcional ao contingente populacional dos municípios abarcados por cada Direc.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Ascom Álvaro Gomes