Ministra dos Direitos Humanos discutirá trabalho escravo no MA

 

Trabalho Escravo
Maria do Rosário, Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República fará uma visita ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior, daqui há pouco às 15h30, para participar da Cerimônia de Entrega de carros para Conselhos Tutelares da cidade.

Além da agenda com o prefeito e os conselhos tutelares, a ministra participará às 17 hs, da Abertura do 2º Encontro Nacional das Comissões Nacionais para Erradicação do Trabalho Escravo ( Hotel Premier, Avenida dos Holandeses, nº 03) . Trata-se de um gesto simbólico e político.

Simbólico porque segundo o Ministério do Trabalho e o Ministério Público Federal (MPF), o Maranhão é o estado com maior número de empregadores que contratam pessoas em condições precárias e semelhantes à escravidão, além de maior exportador de mão de obra escrava do Brasil.

Dos 296 casos registrados no Ministério do Trabalho em 2012, 30 se referem a empregadores do Maranhão, que teriam contratado 107 trabalhadores em condição de mão de obra escrava, principalmente dentro das áreas de pecuária , desmatamento e produção de carvão.

Mas o gesto de Maria do Rosário também é político. Na agenda oficial da ministra não está previsto nenhum encontro com a governadora Roseana Sarney ou mesmo algum membro do governo do estado (VEJA AQUI) .

Há duas semanas, o Governo do Estado foi flagrado pelo Ministério Público do trabalho contratando por meio de uma empresa terceirizada, a mão de obra de trabalhadores encontrados em situação análoga a escravidão. A participação da ministra em um encontro onde o tema será debatido, certamente trará de volta o assunto que a mídia Roseanista trabalha duro para esquecer.

Fonte: Maranhão Da Gente