Manifestantes ocupam ponte em Florianópolis

Manifestantes se reuniram no final da tarde desta terça (18), em frente ao Ticen (Terminal de Integração do Centro), com o objetivo de entregar panfletos, convidando a população para o grande ato de 5ª feira. Por volta das 17h, as ruas do Centro da capital catarinense já aglomeravam dezenas de pessoas, desde crianças até idosos. O número de manifestantes ali reunidos aumentou consideravelmente, fazendo com que os manifestantes decidiram seguir em passeata.

Os manifestantes seguiram pelas Avenidas Paulo Fontes, Mauro Ramos e Beira-Mar Norte. Após todo esse percurso as Pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles foram fechadas pelos manifestantes de forma pacífica. A entrada e saída da Ilha de Santa Catarina, por volta das 20h30, não passava nenhum automóvel, apenas manifestantes de todas as idades. Após às 21h, as pontes foram liberadas aos poucos pela multidão que ali estava que seguiu em direção ao Ticen, onde começou o protesto. O trânsito foi liberado às 21h30 do Continente em direção à Ilha. Pouco depois, o trânsito foi liberado no sentido Ilha-Continente.
 
No Terminal de Integração do Centro (Ticen), onde a manifestação começou, um grupo de manifestantes fez o famoso 'catracaço'  e ocupou o terminal.

A Polícia Militar acompanhou todo o percurso dos manifestantes. Por volta das 20h, a Polícia Militar estimava 10 mil pessoas, mas número aumentava no percurso da passeata,  e os manifestantes se espalharam por todos os espaços das ruas em que passavam.
 

O movimento em Florianópolis, de forma inteiramente pacífica, apoiou os atos em São Paulo, contra o aumento na tarifa do transporte público. Outras cidades como Balneário Camboriú, no Litoral, e Chapecó, no Oeste, também realizaram protestos. Às 20h25, os manifestantes caminhavam da Avenida Beira-Mar Norte e as pontes de saída e entrada na Ilha de Santa Catarina estavam fechadas.
 
 
A próxima manifestação está marcada para 5ª feira (20), que é considerada como o 'grande ato' do movimento que luta por um transporte público de qualidade. Essa manifestação será um ato nacional, com o intuito de reivindicar o direito às cidades, por uma política de respeito ao cidadão e ao direito de ir e vir, além de uma reforma urbana que esteja à altura dos desafios postos às cidades, que com o êxido rural cada vez maior, hoje comportam aproximadamente 80% do papolução.

Estão marcadas manifestações para mais de 70 cidades catarinenses para o dia 20 de junho. Os manifestantes tem se organizado principalemente pelas mídias sociais.


Fotos: Flavio Neves/Agência RBS
*Vander Rodermel de Florianópolis