Estudantes baianos elegem primeira mulher para o comando da UEB

A União dos Estudantes da Bahia (UEB) definiu, durante o 5º Congresso, que aconteceu no último final de semana, em Vitória da Conquista (Região Sudoeste), a composição da nova diretoria. É a primeira vez que a entidade, que completa 70 anos em 2013, será presidida por uma mulher.

Candidata do movimento Bloco na Rua, a estudante Marianna Dias foi eleita para comandar a UEB nos próximos dois anos (2013-2015). A escolha foi marcada pela unidade das representações estudantis do estado, que se organizaram em uma chapa única.

“Vencer as eleições foi um sentimento bonito. A eleição foi muito satisfatória porque saímos do Congresso com a unificação dos estudantes. Os movimentos se unificaram, em chapa única, para fortalecer a UEB e eleger uma mulher”, disse a presidenta eleita.

Marianna Dias é estudante do 6º semestre de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador, e tem na luta pela reestruturação das universidades estaduais uma das principais bandeiras.

O Congresso

Além de eleger a nova diretoria, o 5º Congresso da UEB elaborou, também, o plano de lutas, documento que vai indicar e guiar as principais ações da entidade no novo mandato. Além da reestruturação das universidades estaduais, outros dois pontos foram definidos.

O primeiro é, segundo Marianna, a disputa pelo novo modelo das duas novas universidades federais que vão ser instaladas na Bahia – uma na região Sul e a outra no Oeste. “O modelo precisa dialogar com a região onde as novas universidades serão instaladas” defendeu.

A situação das instituições privadas de ensino também terá uma atenção na próxima gestão da União dos Estudantes. Neste ponto, a presidente afirmou que a luta da UEB será radical.

“Vamos lutar por melhorias, por mais qualidade no ensino privado, e contra a entrada do capital estrangeiro nas faculdades particulares. Nos últimos cinco anos, [esse capital] veio muito pra Bahia. O aumento abusivo das mensalidades também será debatido”, conclui Marianna.

O encontro em Vitória da Conquista também serviu para celebrar os 70 anos da UEB, completados em janeiro.

De Salvador,
Erikson Walla