Ministra anuncia campanha em prol das mulheres nas eleições

 A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e as procuradorias da Mulher no Senado e na Câmara dos Deputados vão coordenar uma campanha nacional para melhorar a presença da mulher no espaço de poder. De olho nas eleições do próximo ano, as propagandas serão veiculadas no segundo semestre.

Senadora Vanessa conduz seminário

O anuncio foi feito pela ministra Eleonora Menicucci durante o seminário nacional “Fortalecimento e Capacitação da Rede de Procuradorias da Mulher nos Estados e Municípios e a Participação Feminina nos Parlamentos”, realizado nesta quinta (13), no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.

A ministra, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e a deputada federal Elcione Barbalho (PMDB-PA), procuradoras da mulher no Senado e Câmara, respectivamente, vão pedir apoio para a campanha da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia.

Uma pesquisa da União Interparlamentar (IPU) sobre a participação feminina nos parlamentos de 190 países, divulgada pela senadora Vanessa Grazziotin, revelou que o Brasil ocupa a 158ª posição no ranking. A média da presença de mulheres nas casas legislativas brasileiras chega a 8,6% dos assentos.

Entre os países americanos, o Brasil está entre os piores índices de participação feminina no parlamento, atrás de Cuba (45%), Nicaragua (40%), Costa Rica (38%), Argentina (37%) e Equador (33%).

“Temos que mudar essa realizada e a campanha nacional no segundo semestre será uma boa oportunidade para debatermos isso com a sociedade. Para consolidarmos uma democracia precisamos melhorar a participação da mulher no espaço de poder”, disse a senadora.

Além da campanha, a senadora diz que há necessidade de aprovar algumas propostas na reforma política como a votação em listas pré-ordenadas com alternância de gênero e a penalidade para os partidos que não cumprem a cota de 30% reservada para candidaturas de mulheres.