Projetos de autonomia feminina serão beneficiados com R$ 610 mil

Projetos de promoção da autonomia de mulheres em nove municípios baianos contarão com investimento de R$ 610 mil. O montante será aplicado por meio de convênios, que foram assinados na quarta-feira (12/06), entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), prefeituras municipais e organizações da sociedade civil que atuam na área. A verba é oriunda do governo do estado.

Uma das propostas apoiadas é oriunda da Associação Fábrica Cultural, que tem foco na qualificação profissional de costureiras da Península de Itapajipe, em Salvador. A instituição foi fundada pela cantora Magareth Menezes, que compareceu ao ato de assinatura das parcerias. Ela destacou a qualidade da condução dos convênios por parte da SPM, reforçando a importância da integração de iniciativas entre poder público e sociedade civil no intuito de reduzir as desigualdades.

Os projetos, que iniciam execução ainda este ano, também contemplam ações nas áreas da saúde integral das mulheres, projetos socioculturais de conteúdos não discriminatórios, de combate ao racismo, machismo e sexismo, além de iniciativas voltadas à organização e estruturação de unidades produtivas agroecológicas e agricultura familiar. Serão viabilizadas propostas de entidades dos municípios de Salvador, Serrinha, São Domingos, Senhor do Bonfim, Monte Santo, Sapeaçu, São Gabriel, Ilhéus e Uruçuca.

As instituições conveniadas são: Instituto de Projetos; Gerenciamento e Tecnologia (Iproject); Associação Nacional de Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (ABAM); Associação Fábrica Cultural; Associação Ação pela Cidadania; Prefeitura de São Gabriel; Associação Thydêwá; Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM) de Salvador; Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais da Região Semiárida da Bahia; Associação Servidora dos Pequenos Agricultores; Associação Regional da Escola Família Agrícola do Sertão; Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda; Instituto de Projeto e Credenciamento; Instituto Nossa Ilhéus; Associação de Desenvolvimento Comunitário de Lapinha; e Prefeitura Municipal de Sapeaçu.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências