Olgamir fala hoje no Seminário das Procuradoras

Hoje, às 11h30, a Secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amancia Ferreira, falará às participantes do Seminário Inte4rnacional das Procuradorias da Mulher da CÇamara dos Deputados e do Senado.

Congresso Nacional receberá o Seminário Internacional das Procuradorias Especiais da Mulher

Nesta quinta-feira, o Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados receberá o Seminário Internacional das Procuradorias Especiais da Mulher da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Promovido pela Bancada Feminina do Congresso Nacional com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal, da Câmara dos Deputados e do Banco Mundial, o Seminário discutirá o fortalecimento e capacitação da Rede de Procuradorias da Mulher nos estados e municípios e a participação feminina nos parlamentos.

Pela manhã, às 11h30, a Secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amancia Ferreira, participará da atividade para dividir com os demais as experiências da Pasta desde a criação em janeiro de 2011 e também para um debate sobre o combate à violência contra a mulher. Para Olgamir, é importante reunir lideranças para compartilhar as experiências de seus estados e debater a questão da mulher.

“Nesse ponto, o Distrito Federal é referência. Temos muita coisa boa para passar a diante. Atuamos na frente de enfrentamento à violência. Temos trabalhado com o fortalecimento dos nossos equipamentos e ampliação deles. Hoje, podemos dizer com tranquilidade que as mulheres têm políticas públicas que refletem sobre sua condição”, afirma a secretária.

A programação do evento é vasta, tendo início às 09h com a mesa de abertura com presença da Ministra da Secretaria de Política para as Mulheres Eleonora Menicucci, do Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, do Presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, da Deputada Federal e Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados Elcione Barbalho, da Senadora e Procuradora da Mulher do Senado Federal Vanessa Grazziotin e da deputada federal e coordenadora da Bancada Feminista Jô Moraes.

Confira a programação do Seminário:

9h00 – Mesa de Abertura

· Deputado Henrique Eduardo Alves – Presidente da Câmara dos Deputados

· Senador Renan Calheiros – Presidente do Senado Federal

· Deputada Federal Elcione Barbalho – Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados

· Senadora Vanessa Grazziotin – Procuradora da Mulher do Senado Federal

· Deputada Federal Jô Moraes – Coordenadora da Bancada Feminina

· Ministra Eleonora Menicucci – Secretaria de Políticas para as Mulheres

· Deborah Wetzel – Diretora do Banco Mundial para o Brasil

10h30 – Fortalecimento das Redes de Procuradorias e Participação Feminina nos Parlamentos

· Deputada Elcione Barbalho – Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados

· Senadora Vanessa Grazziotin – Procuradora da Mulher do Senado Federal

11h30 – Experiência da Secretaria da Mulher do DF e Combate à Violência

· Secretária da Mulher do Distrito Federal – Olgamir Amancia

· Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (SPM) – Aparecida Gonçalves

13h00 – Brunch

14h30 – Capacitação em temas de gênero voltado para o Legislativo

· Profa. Ana Alice Alcantara Costa – Pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher da Universidade Federal da Bahia (NEIM/UFBA)

15h30 – Exibição dos vídeos ganhadores do 1º Concurso de Curta Documentários sobre a Lei Maria da Penha (50 min) – Apoio Banco Mundial