Ferroviários entram em greve em São Paulo 

Em assembleia conjunta na noite desta quarta-feira (12), os trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) decidiram entrar em greve a partir da 0h desta quinta-feira. A categoria irá paralisar as linhas 8-Diamante, 9-Esmeralda, 11-Coral e 12-Safira dos trens metropolitanos. 

A CPTM rejeitou em audiência na tarde da quarta-feira a proposta apresentada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que previa, entre outros pontos, reajuste de 8,56%. O tribunal chegou a apelar para os trabalhadores que evitassem a paralisação antes que o TRT emitisse uma decisão sobre o impasse, mas não teve a solicitação atendida. 
CPTM considera greve 'irresponsável'

Em nota, a CPTM afirmou que “considera irresponsável” a decisão dos trabalhadores de paralisar a prestação de serviços nesta quinta-feira. Segundo a empresa, os 8,56% de reajuste foram garantidos aos trabalhadores. “O novo índice repõe toda a inflação do período, considerando o IPC-FIPE de 5,91 %, e garante aumento real de 2,5%. Além disso, também foi oferecido aumento de 20% no vale-refeição, que passaria de 22 para 24 cotas de R$ 23,00 por dia, totalizando R$ 552,00 ao mês", disse a companhia.

"Tentamos negociar, mas a CPTM não colaborou. Não tivemos outra alternativa a não ser decretar a greve", afirma Everson Craveiro, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Transporte de Passageiros da Zona Sorocabana. Trabalhadores ligados ao Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil também participam das negociações.

Com agências