Deputada faz moção de saudação ao Congresso da UEB na Assembleia

 A deputada estadual Kelly Magalhães (PCdoB) fez, na manhã desta quarta-feira (12/6), uma moção de saudação ao 5º Congresso da União dos Estudantes da Bahia (UEB), que acontece nos próximos dias 14, 15 e 16 de junho, no município de Vitória da Conquista. No discurso, que o Vermelho reproduz na íntegra, a comunista destaca a história da entidade e deseja êxito ao congresso. Confira.

“Moção de Saudação

Kelly Magalhães*

Fundada em 1943, a UEB é a entidade que representa os estudantes universitários da Bahia e possui uma história recheada de lutas em defesa de uma Universidade popular e de qualidade.

A UEB, a exemplo de outras entidades estudantis, como a UNE, esteve presente nestes 70 anos de sua existência em todas as lutas travadas pelos estudantes e pelo povo baiano.

Resistiu ao golpe militar de 64, onde teve seus dirigentes perseguidos e foi posta na ilegalidade naquele período de tristes lembranças para o povo brasileiro.

Foi sempre um símbolo de luta em defesa da liberdade, da justiça social, da democracia e do ensino público e de qualidade, ao alcance de todos.

É uma Entidade vitoriosa, combativa e tem o seu lugar de destaque na história das lutas e jornadas que travaram os estudantes e os trabalhadores baianos e brasileiros. Tem os seus mártires e heróis muitos já falecidos e outros tantos vivos e presentes, dando continuidade as lutas agora sob a égide de um regime democrático, para fazer avançar cada vez mais as conquistas do povo brasileiro

O 5° CONGRESSO da União dos Estudantes da Bahia que ora acontece na bela e histórica cidade de Vitória da Conquista, com o lema 70 anos na Terra do Sol: Universidade, Sertão e Desenvolvimento, merece a saudação e os aplausos de todos os democratas deste país.

Me orgulho muito de na minha juventude e como estudante da UNEB – Barreiras, ter sido parte ativa das lutas que se travou no Oeste do nosso Estado, muitas delas lideradas pela UEB.

Desejo pleno êxito neste 5° Congresso e o fortalecimento cada vez maior da nossa combativa UEB.”

*Kelly Magalhães é deputada estadual e representante da região Oeste na Assembléia Legislativa da Bahia (AL-BA).