São Paulo defende em Paris candidatura para sediar a Expo 2020

Para defender a candidatura da capital paulista à sede da Expo 2020, uma das maiores feiras de eventos do mundo, já estão em Paris, França, o prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, e o governador do estado, Geraldo Alckmin.

Expo 2020

Às vésperas de embarcar para Paris, onde acontecerá a penúltima apresentação da candidatura de São Paulo a sede da Expo 2020, Nádia Campeão, acredita que a cidade é uma “forte competidora”.

A comitiva participa da 153ª Assembleia Geral do Bureau Internacional de Exposições (BIE) sobre a escolha das cidades que se candidataram a receber o evento, cujo tema será Força da Diversidade, Harmonia para o Crescimento.

Além de São Paulo, estão na disputa quatro cidades: Ekaterimburgo (Rússia), Izmir (Turquia), Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Ayutthaya (Tailândia). Promovida a cada cinco anos, a feira teve a última edição em Xangai, em 2010. A próxima será em Milão, em 2015. Caberá a 162 países decidirem que município tem mais condições de receber a Expo 2020. O resultado será conhecido em novembro deste ano.

Entre as vantagens defendidas pelos representantes brasileiros para atrair a Expo 2020 estão os investimentos de preparação para a Copa 2014 e o fato de São Paulo ter grande potencial de consumo por concentrar expressivas regiões metropolitanas do país e ser um dos maiores polos desenvolvimentistas da América Latina.

Com o tema “Força da Diversidade, Harmonia para o Crescimento”, a candidatura de São Paulo será apresentada pela diretora e atriz portuguesa Maria de Madeiros, que, aliás, está em cartaz na cidade. A proposta paulista defende a promoção de um espírito de amor, tolerância e generosidade que inspira a cultura brasileira e a criação de novas alianças, entendimentos e parcerias em busca de uma globalização mais igualitária com bem estar e segurança para todos.

O prefeito Fernando Haddad, que embarcou para Paris no sábado, está otimista com a escolha da capital. “São Paulo é uma cidade cosmopolita, é uma cidade que tem toda condição de abrigar uma exposição universal, não apenas por sua infraestrutura, mas por sua cultura. É uma cultura voltada para o acolhimento, voltada para receber e intercambiar”, afirmou. Acompanham o prefeito a primeira-dama Ana Estela Haddad e o secretário de Relações Internacionais e Federativas, Leonardo Barchini.

Se vencer a disputa, São Paulo pode receber mais de 30 milhões de visitantes de todo o mundo entre os dias 15 de maio a 15 de novembro de 2020, período de realização da exposição. Para isso, um terreno de cinco quilômetros quadrados localizado no bairro de Pirituba receberá um projeto que transformará a região noroeste da cidade no maior pólo cultural e de atração de feiras e eventos na América Latina.

A cidade de São Paulo ocupa a 12ª posição mundial em eventos internacionais. O local destinado a receber a Expo 2020, instalado em uma área verde de 5 milhões de metros quadrados, no bairro de Pirituba, na zona oeste supera a capacidade do Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, cujo tamanho é um quarto do novo espaço. O local da Expo 2020 será o maior do gênero em toda a América Latina.

Na apresentação da candidatura de São Paulo, no Palácio de Chaillot, às 19h desta segunda-feira (10), está previsto um show com a participação de Daniela Mercury e do Zimbo Trio.

Sobre os próximos passos, a vice-prefeita Nádia afirmou que já conversaram com mais de 80 dos 162 delegados que votam. "E, em setembro, teremos um importante evento em SP. Receberemos para um simpósio os delegados que votam no BIE. Apresentaremos a cidade ao vivo e em cores", disse animada.

Da redação, com informações da Agência Brasil e Portal da Prefeitura

Atualizada dia 11/06 às 11h25