Prefeitura apoiará 51 arraiais comunitários em São Luís

 

Coletiva FUNC
O projeto do São João 2013 da Prefeitura de São Luís foi apresentado nesta sexta-feira (07), durante coletiva para a imprensa, no auditório do Memorial Maria Aragão. O presidente da Fundação de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, acompanhado dos secretários Márcio Jerry (Comunicação) e Lula Fylho (Turismo), fez a explanação acerca da preparação deste grande espetáculo, cujo tema deste ano é: “São João de São Luís – Festança de todas as cores”.

Dentre as novidades deste ano, além da política de democratização de aplicação dos recursos financeiros, por meio de editais que contemplaram bairros, atrações artísticas e o comércio na Praça Maria Aragão, há uma programação especial para o público infantil e a cobertura em rede nacional por meio de parceria com a TV Brasil, que transmitirá a abertura e terá flashes ao vivo durante a programação.

A menos de uma semana para a abertura da temporada junina da gestão municipal, a estrutura de barracas e decoração continua sendo montada para receber uma estimativa de público de pelo menos 300 mil pessoas, só na Praça Maria Aragão.

Agregado a isso, há ainda o arraial da Cohab/Cohatrac que será realizado no Largo da Feira Livre e os eventos e arraiais comunitários apoiados pela Func em 51 microrregionais da cidade, contemplados por meio da política de descentralização, adotada pela instituição desde o Carnaval deste ano, com o intuito de beneficiar o maior número de público.

“A Func está adotando a política de descentralização cultural visto que a cidade vem crescendo continuamente. Com essa ação, também favorecemos a população dos bairros beneficiados com os arraiais e atrações artísticas”, comentou Francisco Gonçalves.

Novidades

Pela primeira vez, o auditório do Memorial Maria Aragão será agregado à programação do Arraial, como um espaço para rodas de conversa e exibição de filmes. O público infantil também contará com um espaço exclusivo, o qual terá em sua grade de programação atividades lúdicas alusivas ao São João.

Outra novidade é a inclusão do Levantamento do Mastro em homenagem ao Divino Espírito Santo, que será iniciado com a bênção do símbolo na Igreja de Santo Antônio, às 18h, do próximo dia 13, e que sairá em cortejo ao toque das caixeiras em direção à Praça Maria Aragão. Na chegada haverá uma salva das caixeiras e o Levantamento do Mastro, o qual só será derrubado no final do festejo junina, dia 30 de junho. Ainda no dia 13, a festa vai continuar com apresentações de Cacuriá, Tambor de Crioula, Bumba-meu-boi e show musical.

Estrutura

O Arraial da Praça Maria Aragão contará com 24 barracas, sendo 18 para a comercialização de comidas típicas e bebidas, uma para espaço de artesanato, uma para o Barracão do Forró, três destinadas como espaços institucionais e prestação de serviço e uma destinada como Espaço do Turista; estimativa de pelo menos 12 mil pessoas por noite; 150 atrações, sendo oito por noite.

Praça Maria Aragão

O arraial na Praça Maria Aragão funcionará de 13 a 30 de junho. A expectativa é que, aproximadamente, 300 mil pessoas participem da festa. A diversificada programação receberá até oito apresentações por noite, contemplando cerca de 150 atrações, entre grupos de bumba-meu-boi, cacuriás, quadrilhas, danças portuguesas, danças do boiadeiro, danças do coco, tambores de crioula e shows com artistas maranhenses.

A programação atenderá, inclusive, ao publico infantil nos sábados e domingos da temporada, com apresentações específicas para essa faixa etária no horário das 18h às 20h. Também, aos sábados e domingos tem o tradicional Barracão do Forró, com os melhores grupos de Forró Pé-de-Serra da cidade.

No local, haverá um espaço reservado para os turistas, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), onde os visitantes receberão todas as informações sobre nossa cidade e nossa cultura.

Programação de abertura:

– Cortejo de carregamento do Mastro, acompanhado ao toque das caixeiras do Divino Espírito Santo, da Igreja de Santo Antônio até a Praça Maria Aragão

– Levantamento do Mastro, com salva das caixeiras do Divino Espírito Santo;

– Tambor de Crioula Turma de Crioulos;

– Cacuriá Assa Cana, do bairro da Liberdade;

– Show com Grupo Lamparina;

– Trupiada da Ilha – Bumba-meu-boi do Miritiua, Itapera do Maracanã, Estrela Maior, João Paulo, Paço do Lumiar

Arraial da Cohab/Cohatrac

O arraial da Cohab/Cohatrac será montado no Largo da Feirinha Livre, entre a Cohab e o Cohatrac; e receberá uma megaestrutura de palco, som e iluminação, além de conforto e segurança garantidos. Espera-se duas mil pessoas por noite, entre os dias 17 a 30 de junho.

Eventos e Arraiais Comunitários

Aproximadamente 100 atrações artísticas e culturais serão distribuídas em 51 microrregionais da cidade. Entre eles, estão também eventos tradicionais realizados por grupos independentes, como:

– Festa de Santo Antonio – dias 01 a 13 de junho (Igreja de Santo Antônio – Centro);

– Clarins da Ilha – dia 24 de junho (Igreja de São João – Centro);

– Festa de São Pedro – dia 29 de junho (Largo de São Pedro);

– Festa de São Marçal – dia 30 de junho (bairro João Paulo);

– Encontro de Bois de Zabumba – 2º sábado de julho (Viva Monte Castelo);

– 13º Encontro de Danças Portuguesas – (bairro do Lira).

Fonte: Prefeitura de São Luís