Deputados do PCdoB participam de debate internacional da OIT

Os deputados do PCdoB, Chico Lopes (CE) e Assis Melo (RS) embarcam na próxima quinta-feira, (13), para Genebra, Suíça, onde participa da 102ª Reunião da Conferência Internacional do Trabalho. "Emprego e proteção social no novo contexto demográfico" é o tema central do evento que reunirá, até 20 de junho, cerca de cinco mil delegados, representantes de governos, empresas e trabalhadores dos 185 Estados Membros da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Serão discutidos temas como a proteção social dos trabalhadores, o desenvolvimento sustentável e o diálogo social. Para Chico Lopes (foto), a participação na Conferência Internacional do Trabalho será "uma oportunidade importante de contribuir para esses debates, fundamentais para os trabalhadores".

"Vamos levar nosso ponto de vista, da realidade brasileira, que lida com todos esses desafios que a Conferência vai discutir e ainda com as questões de formação e de qualificação. Um grande desafio para o trabalhador brasileiro, neste momento em que o nosso País se destaca na economia internacional e, por isso, também nos debates sobre o novo mundo do trabalho", afirma Chico Lopes.

"Sabemos que precisamos de mais recursos e de mais e melhores políticas públicas para a educação e para a qualificação dos trabalhadores, principalmente em comparação com outros países, que vêm fazendo esse investimento há mais tempo. Queremos trocar experiências nessa área, sobre o desafio de preparação dos trabalhadores para um mercado que muda cada vez mais rapidamente", detalha o deputado.

"Também levaremos nossa defesa firme de que o crescimento econômico, a geração de emprego e renda, não pode vir ao lado de precarização do trabalho, de riscos e desvantagens para o trabalhador. O Brasil vem conseguindo ampliar seu mercado de trabalho, sem cair no discurso liberal dos cortes de direitos trabalhistas. Com certeza teremos oportunidade de conhecer boas experiências de outros países que conseguiram esse equilíbrio", complementa Chico Lopes, que permanecerá em Genebra até 19 de junho, acompanhando, inclusive, no dia 18, a participação do ministro do Trabalho, Manoel Dias, na Conferência.

Questões que pedem respostas

O deputado Assis Melo (foto) destaca como de grande importãncia para o cenário mundial os temas a serem tratados na Conferência Internacional do Trabalho, que discutirá a repercussão do “envelhecimento da população” nas políticas de emprego e de proteção social, incluindo impactos sobre a escassez de qualificações; a produtividade e a renda; a cobertura da proteção social e a sustentabilidade dos regimes de seguridade social.

De acordo com a OIT, são questões que pedem respostas normativas estruturais, visionárias, idôneas e que sejam aplicadas a tempo. 

"O desenvolvimento sustentável, o trabalho decente e os empregos verdes" são outros eixos dos debates da Conferência, apontando a preocupação em preservar o meio ambiente e garantir o acesso ao trabalho decente para todos como "o desafio que define o século 21".

O debate se estende à crise econômica mundial, que agravou problemas sociais e ecológicos, mas ao mesmo tempo destacou a necessidade de garantir trabalho decente e desenvolvimento sustentável.

A Conferência Internacional do Trabalho também abordará o diálogo social: tendências, desafios e oportunidades relacionadas com os atores e as instituições de diálogo social, por meio de uma avaliação das diversas realidades e necessidades no contexto da globalização.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Chico Lopes